Sessão Sempre aos Domingos homenageia ator americano James Stewart

09 de março de 2018

O mês de março chega com uma grande homenagem no Sempre aos Domingos. A sessão especial de clássicos dá a vez aos filmes estrelados pelo aclamado ator americano de cinema, teatro e televisão, James Stewart. A programação abriu no dia 4 de março, com A Mulher Faz o Homem (1939), de Frank Capra, e segue com os títulos Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, no dia 11, e Do Mundo Nada Se Leva (1938), também numa parceria do ator com Capra, que será exibido no dia 25.

Considerado um símbolo do cinema hollywoodiano, James fez fama como um homem sério e correto. Trabalhou com grandes diretores da época, e deu vida a mais de oitenta personagens no cinema e na televisão. Foi vencedor do Oscar de Melhor Ator por sua atuação na comédia Núpcias de Escândalo (1940), um ano depois de ter sido indicado pela primeira vez ao prêmio. Além disso, em 1985, recebeu um Oscar Honorário pela sua carreira, que continuou próspera até sua morte em 1997, aos 89 anos. Por seu trabalho na televisão, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator em 1974, pela série Hawkins.

As parcerias durante a carreira de Jimmy – como era carinhosamente chamado em Hollywood -, sem dúvidas foram a sua grande marca. Atuou três vezes com Frank Capra, em A Felicidade Não Se Compra (1946) e nas duas produções que integram a nossa programação (A Mulher Faz o Homem e Do Mundo Mundo Nada Se Leva). Com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock, atuou quatro vezes: Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai (1958) e o título que será exibido neste domingo (11), Festim Diabólico. Com John Ford, a parceria teve que esperar até os anos 60, quando se encontraram em Terra Bruta (1961), depois em O Homem que Matou o Facínora (1962) e em Crepúsculo de Uma Raça (1964).

A ilustre parceria com o cineasta Anthony Mann foi iniciada no western Winchester 73 (1950), considerado um dos melhores até então filmados. O sucesso do filme fez com que James e o diretor se reunissem em outros sete, entre eles, mais quatro grandes westerns: E o Sangue Semeou a Terra (1952), O Preço de Um Homem (1953), Região do Ódio (1954) e Um Certo Capitão Lockhart (1955).

O Sempre aos Domingos deste mês também conta com o clássico infantil Mary Poppins (1964), de Robert Stevenson, que será exibido no dia 18. A entrada é gratuita. Confira a programação completa:

(04/03)
A Mulher Faz o Homem (EUA, 1939)
Ficção. De Frank Capra. Com Claude Rains, James Stewart, Jean Arthur. Jeff é um jovem do interior que é eleito para o Senado, e chega à capital americana cheio de sonhos e aspirações. Mas não demora para que ele descubra os verdadeiros interesses dos seus colegas de congresso.
129 min | Livre

(11/03)
Festim Diabólico (EUA, 1948)
Ficção. De Alfred Hitchcock. Com James Stewart, John Dall, Farley Granger. Dois brilhantes jovens, Brandon e Phillip, estão dispostos a fazer de tudo para provar sua superioridade intelectual, inclusive tentar realizar um crime perfeito.
81 min | 14 anos

(18/03)
Mary Poppins (EUA, 1964)
Ficção. De Robert Stevenson. Com Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson. Londres, 1910. Após a atual babá de seus filhos Michael e Jane pedir demissão, o banqueiro George Banks faz um anúncio para contratar uma nova. Chega, então, Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como paraquedas.
134 min | Livre
(dublado e gratuito)

(25/03)
Do Mundo Nada Se Leva (EUA, 1938)
Ficção. De Frank Capra. Com Jean Arthur, Lionel Barrymore, James Stewart. Alice Sycamore deseja apresentar o noivo Tony Kirby para a sua excêntrica família. O problema é que o pai de Tony, um homem rico e influente, já comprou todos os imóveis da região para um importante empreendimento, com exceção da casa de Alice. Sem este imóvel, o projeto não pode ir adiante, o que gera um clima desconfortável entre as duas famílias.
127 min | Livre

TARIFA
R$ 2 (preço único)

 

Sessão Sempre aos Domingos homenageia ator americano James Stewart