Cinema da Fundação/Derby exibe Sessão Cinemateca com a presença da diretora Katia Mesel

25 de maio de 2018

Neste sábado, 26 de maio, às 16h, a Sessão Cinemateca volta à programação do Cinema da Fundação/Derby exibindo o documentário O Rochedo e a Estrela, da célebre diretora pernambucana Katia Mesel. A sessão será seguida de um bate-papo com a cineasta sobre as suas obras.

O longa aborda a história da expansão da comunidade judaica no Recife durante o domínio holandês, no século 17. O conde Mauricio de Nassau ganha destaque no filme, por ser personagem ativo na luta pela liberdade religiosa, e na criação da primeira sinagoga das Américas, a Zur Israel.

Para produzir o documentário, a diretora dedicou dez anos de sua carreira, 4 deles em pesquisas acerca do tema. Buscou por documentos históricos em acervos de bibliotecas, sinagogas e arquivos públicos, percorrendo diversos países.

A diretora

Katia Mesel pode ser considerada a primeira cineasta mulher de Pernambuco. Começando na década de 60, quando realizava produções com uma câmera Super 8, até os dias atuais, possui mais de 300 obras cinematográficas, na maioria curtas-metragens. Também foi a primeira mulher a participar de um Festival de Cinema Nacional, com o filme “Oh de Casa”, uma obra baseada em escritos de Gilberto Freyre. Atualmente está produzindo seu novo curta-metragem Não Parto! Parto sim – trabalho que desenvolve desde 2010, na ilha de Fernando de Noronha.

O Rochedo e a Estrela (Brasil, 2007)
Documentário. De Katia Mesel. O documentário aborda a história e expansão da comunidade judaica no Recife. Ressalta a importância dos “cristãos novos” (judeus batizados à força pelo governo português) e da luta de Maurício de Nassau pela liberdade religiosa.
80 min | Livre