Documentário ‘Ex-Pajé’ tem pré-estreia seguida de debate no Cinema da Fundação/Museu

10 de maio de 2018

Nesta sexta, 11 de maio, às 19h30, o Cinema da Fundação/Museu receberá, com exclusividade, a tão aguardada pré-estreia do documentário Ex-Pajé, longa brasileiro selecionado para o Festival de Berlim 2018. A sessão será seguida de um bate-papo com o diretor do filme, Luiz Bolognesi, sobre a luta de resistência da população indígena brasileira.

Ex-Pajé é um forte retrato das consequências do avanço das madeireiras, do agronegócio e, principalmente, da religião evangélica neopentecostal nas aldeias indígenas. Luiz investigou a fundo a situação da tribo dos Paiter Suruí, expondo problemas que não se restringem ao local, mas pertencem a estruturas nacionais e históricas.

O filme é contado a partir do olhar do ex-pajé Parana Suruí. ‘’Ex’’ porque foi forçado a abrir mão do posto de autoridade espiritual após seus conhecimentos e ritos serem demonizados por um pastor evangélico que atua na região. Através de ferramentas próprias da ficção, o diretor possui um certo controle sobre as imagens, seja para criar situações premeditadas em prol da estética do filme, ou para dar maior enfoque ao ponto de vista dos índios.

O diretor

Luiz Bolognesi escreveu e dirigiu o longa-metragem Uma História de Amor e Fúria (2013), vencedor do prêmio Cristal de Melhor Longa Metragem em Annecy (França), o principal festival de animação do mundo. Além disso, foi o roteirista de Bicho de Sete Cabeças (2001), O Mundo em Duas Voltas (2006), Chega de Saudade (2007), Terra Vermelha (2008), As Melhores Coisas do Mundo (2010) e Amazônia, Planeta Verde (2014), que receberam prêmios de Melhor Roteiro da Academia Brasileira de Cinema APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Em 2015, desenvolveu, ainda, os roteiros de Elis, Como Nossos Pais e Bingo – O Rei das Manhãs, escolhido para concorrer ao Oscar 2017 pelo Brasil.

E tem mais, os cinco primeiros que chegarem para a sessão, ganharão um cartaz autografado pelo diretor. Os ingressos custam R$ 7 (meia) e R$ 14 (inteira).

Ex-Pajé (Brasil, 2018)
Documentário. De Luiz Bolognesi. Com Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Agamenon Suruí, Kennedy Suruí. Um respeitado pajé do povo Paiter Suruí entra em conflito com sua fé, após o contato da tribo com os Brancos e a chegada de um pastor numa missão evangelizadora. Quando a morte passa a rondar a aldeia, o poder do antigo líder volta a ser necessário.
82 min | Livre | Gullane Filmes