Fundaj realiza o II Encontro Alumiar de Cinema Acessível

02 de julho de 2018

A Coordenação do Cinema da Fundação mais uma vez abre espaço para a acessibilidade comunicacional. O II Encontro Alumiar de Cinema Acessível irá promover cursos, master classes e debates de 16 a 19 de julho, na sede da Fundaj, no Derby.

O encontro é dirigido a estudantes, profissionais e estudiosos na área de acessibilidade comunicacional. Durante quatro dias, serão oferecidos cursos de legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) e de narração de audiodescrição, além de master classes que abordarão o som e a imagem no cinema, e de mesas que irão debater a acessibilidade comunicacional e a importância de projetos inclusivos para a formação de novos públicos nas salas de cinema.

“Vamos aproveitar o encontro pra fazermos um balanço do projeto Alumiar, lançado em outubro do ano passado numa parceria com a TV Escola/MEC. Até o momento já atraímos mais de 1300 pessoas, e tornamos acessíveis e exibimos 15 filmes nacionais com Libras, LSE e audiodescrição”, adianta a gestora do Cinema da Fundação Ana Farache, idealizadora e coordenadora do projeto Alumiar.

Convidados

A audiodescritora e dubladora Márcia Caspary (RS) ministrará o curso Narração de Audiodescrição. Profissional da voz há mais de 20 anos, foi uma das pioneiras em audiodescrever debates, programas e propagandas eleitorais no Brasil. O curso de LSE ficará por conta da audiodescritora e legendista Deise Medina (BA), que fará uma introdução dos conceitos-chave da tradução audiovisual e legendagem.

As master classes sobre a imagem e o som no cinema serão dos cineastas e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Cunha e Rodrigo Carreiro. Nas mesas, além da coordenadora do Alumiar, audiodescritores, intérpretes de Libras e legendistas irão debater sobre acessibilidade no cinema.

O encontro será aberto com mais uma sessão Alumiar, que exibirá o filme Cromossomo 21, do cineasta Alex Duarte. O longa conta a história de Vitória, uma garota com síndrome de Down que leva a vida como qualquer jovem da sua idade, buscando independência e se apaixonando perdidamente. A exibição contará com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: LSE, Libras e audiodescrição.

As inscrições para os cursos já estão abertas, e podem ser feitas nos links abaixo. As demais atividades terão inscrições no local. Todas as atividades do II Encontro Alumiar serão gratuitas e fornecerão certificados.

Curso de legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) para cinema:
goo.gl/forms/5jqQjnCmeXAHCgBj1

Curso de narração de audiodescrição para cinema:
goo.gl/forms/PwKjZRme3X0VH5SV2

Programação:

Todos os cursos, mesas e master classes serão na Sala João Cardoso Ayres.

16/07 (segunda-feira)
14h30: Abertura do Encontro Alumiar + Sessão Alumiar com o filme Cromossomo 21 + Debate
18h às 21h30: Curso LSE para Cinema com Deise Medina (BA)

17/07 (terça-feira)