Cinema da Fundação exibe mostra em homenagem ao centenário de Ingmar Bergman

09 de julho de 2018

O Cinema da Fundação exibe, com exclusividade no Recife, a Mostra Ingmar Bergman, em homenagem ao centenário de nascimento do aclamado cineasta sueco. De 12 a 18 de julho, serão exibidos seis filmes do diretor, além da pré-estreia do documentário Bergman – 100 anos, de Jane Magnusson, nas salas do Derby e do Museu. Uma oportunidade única para quem quer conhecer ou rever, na tela do cinema, os clássicos O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres, (1957), Persona (1966), Gritos e Sussuros (1972), Sonata de Outono (1978), Fanny e Alexander (1982).

O cineasta

No próximo dia 14 de julho, Ingmar Bergman estaria completando 100 anos. O cineasta faleceu em julho de 2007 aos 89 anos. Sua extensa lista de premiações inclui três Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por A Fonte da Donzela (1960), Através de um Espelho (1961) e Fanny e Alexander (1982), seis prêmios no Festival de Cannes e muitos outros nos festivais de Berlim e Veneza.

Além dos filmes do diretor, a Mostra exibirá, em pré-estreia, o documentário Bergman – 100 anos, de Jane Magnusson. O doc traz depoimentos de grandes artistas que fizeram parte da vida de Bergman, como as atrizes Liv Ullmann, Barbra Streisand e o diretor Lars Von Trier.

Os ingressos para os filmes da mostra custam R$ 5 (preço único). Com exceção do filme Fanny e Alexander, que será exibido na sessão especial Sempre aos Domingos na sala Derby, com o ingresso no valor de R$ 2, e o documentário Bergman – 100 anos com o ingresso no preço de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).

Programação completa:

Morangos Silvestres (Suécia, 1957)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Victor Sjöstrom, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrand. A caminho de uma premiação numa universidade, um professor de medicina relembra momentos marcantes da sua vida e suas decepções, temendo a aproximação da morte. Tudo se intensifica quando ele encontra o seu filho.
91 min | 10 anos | FJ Cines

O Sétimo Selo (Suécia, 1957)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Max Von Sydow, Bibi Andersson, Bengt Ekerot, Gunnel Lindblom. Depois de 10 anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país assolado pela peste negra. Enquanto questiona a existência de Deus, ele encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez.
96 min | 12 anos | FJ Cines

Persona (Suécia, 1966)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand. Elisabeth é uma famosa atriz que, após atuar na peça “Electra”, para de falar. Sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira, ela se isola numa casa de praia e comunica-se através de gestos. A convivência entre as duas mulheres estabelece uma forte e intensa ligação.
85 min | 14 anos | FJ Cines

Gritos e Sussurros (Suécia, 1972)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Harriet Andersson, Erland Josephson. Em uma casa de campo, no fim do século 19, uma mulher está muito doente e recebe cuidados de duas irmãs e uma empregada. Neste ambiente delicado, lembranças, fantasias e frustrações surgem no interior de cada uma.
91 min | 16 anos | FJ Cines

Sonata de Outono (Suécia, 1978)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand, Erland Josephson. Após ter estado ausente por anos, uma renomada pianista visita a filha no interior da Noruega. O reencontro é marcado por uma grande tensão, trazendo à tona um passado repleto de rancor e ressentimento.
99 min | 14 anos | FJ Cines

Fanny e Alexander (Suécia, 1982)
Ficção. De Ingmar Bergman. Com Pernilla Allwin, Bertil Guve, Gunnar Björnstrand. No início do século XX, depois de um alegre Natal, o pai de duas crianças morre. Emilie, a viúva, casa-se novamente com o bispo da cidade, um homem muito rígido e cruel que trata as crianças como prisioneiras.
Sempre aos Domingos | 188 min | 14 anos | FJ Cines

Bergman – 100 anos (Suécia, 2018)
Documentário. De Jane Magnusson. Em 1957, por volta de seus 40 anos, Ingmar Bergman já se envolvia em 6 projetos cinematográficos. Nessa empreitada, realizou grandes clássicos da história do cinema. O diretor permanece incomparável e, para celebrar o seu centenário, a sua vida está prestes a ser revelada.
Pré-estreia | 117 min | Livre | Imovision

Programação sujeita a modificação