Cinema da Fundação exibe Mostra Queer+ para celebrar a diversidade

05 de setembro de 2018

Para celebrar o movimento LGBTQ+ do Recife, o Cinema da Fundação exibe a Mostra Queer+. De 12 a 15 de setembro, cinco filmes com a temática LGBTQ+ farão parte da programação na sala do Derby. A mostra antecede a 17º Parada da Diversidade de Pernambuco, que acontece na Av. Boa Viagem no domingo (16).

Na quarta-feira (12), o filme Tatuagem, do pernambucano Hilton Lacerda, dará início as exibições. O longa foi eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

A Mostra contará ainda com Pariah!, drama americano de Dee Rees, que conta a história de Alike, uma jovem afro-americana que luta pela construção de sua identidade. A Queer+ também exibirá dois clássicos: o road movie Priscilla, a Rainha do Deserto, que traz a jornada de duas drag queens e uma transexual atravessando o deserto australiano, e o renomado musical The Rocky Horror Picture Show.

A mostra também conta com a estreia do documentário Abrindo o Armário, dos diretores Luis Abramo e Darío Menezes. Com entrevistas, imagens de arquivo e performances artísticas, o filme enfoca diferentes gerações do movimento LGBTQ+ que foram conquistando espaços e enfrentando resistências no Brasil. A sessão será seguida de debate com a produtora do filme, Jaqueline Neves, que já trabalhou em diversos longas com temáticas de gênero e sexualidade, e com um dos entrevistados do doc, o pernambucano Marlon Parente, diretor do documentário Bixas, que atingiu mais de 700 mil visualizações no YouTube.

Todos os filmes serão exibidos no Cinema da Fundação/Derby. Os ingressos terão preço único de R$2, com exceção do filme Abrindo o Armário, no valor de R$7 (meia) e R$14 (inteira), que continuará em cartaz depois de sua estreia na mostra.

Sinopses:

Abrindo o Armário (Brasil, 2018)
Documentário. De Dario Menezes, Luis Abramo. Com Linn da Quebrada, Ciro Barcelos, João Silvério Trevisan, Jup do Bairro. Um mergulho nos processos de libertação e conquistas do movimento LGBTQ+ no Brasil. Através de entrevistas, imagens de arquivo e performances artísticas, o filme mostra como diferentes gerações foram conquistando espaços e enfrentando resistências
80 min | 12 anos | Elo Company | Sexta (14/09) – 20h + Debate com Jaqueline Alves e Marlon Parente

Tatuagem (Brasil, 2013)
Ficção. De Hilton Lacerda. Com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García. A ditadura militar, ainda hoje, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.
109 min | 16 anos | Quarta (12/09) – 20h

Pariah! (EUA, 2011)
Ficção. De Dee Rees. Com Kim Wayans, Aasha David. Uma garota de 17 anos precisa decidir entre expressar abertamente a sua sexualidade ou seguir os planos que pais têm para ela. Entre se assumir e ser rejeitada, ela verá a sua vida se tornar cada vez mais caótica.
86 min | 16 anos | Quinta (13/09) – 20h

The Rocky Horror Picture Show (EUA, 1975)
Ficção. De Jim Sharman. Com Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O’Brien. O carro de um casal quebra na estrada a caminho de um casamento. Em busca de ajuda, eles vão até um castelo próximo e são recepcionados por um estranho e fabuloso grupo de pessoas.
100 min | 14 anos | Sábado (15/09) – 20h

Priscilla, a Rainha do Deserto (EUA, Austrália, 2017)
Ficção. De Stephan Elliott. Com Terence Stamp, Hugo Weaving, Guy Pearce, Bill Hunter. Duas drag queens e uma transexual são contratadas para um show numa cidade do deserto australiano. Para chegar lá, eles partem à bordo de Priscilla, um ônibus caindo aos pedaços.
Sábado à Tarde | 104 min | 14 anos | Sábado (15/09) – 14h

Cinema da Fundação exibe Mostra Queer+ para celebrar a diversidade