Espaço da Cinemateca Pernambucana agora acessível para pessoas cegas e surdas

21 de setembro de 2018

A Cinemateca Pernambucana amplia sua acessibilidade e torna seu espaço físico adaptado para receber pessoas cegas, de baixa visão, surdas e ensurdecidas. A partir desta terça-feira (25), o local conta com piso podotátil e visitas guiadas com audiodescrição e libras, levando pessoas com deficiências sensoriais a desfrutar de todo o conteúdo disponível do acervo.

“Agora é a vez de levarmos essa acessibilidade para nosso espaço físico, difundindo o cinema pernambucano para um maior numero de pessoas e promovendo uma expansão na inclusão cultural no estado”, diz a Coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache. Ela ressalta que a Cinemateca já conta com filmes pernambucanos com três modalidades de acessibilidade comunicacional – Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas; e Legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) – no seu acervo online (www.cinematecapernambucana.com.br).

Além do elevador que dá acesso à cinemateca, a instalação do piso podotátil possibilitará que pessoas cegas, com baixa visão e mobilidade reduzida se orientem e locomovam com independência por todo ambiente.

A inauguração ainda contará com uma programação especial. Às 14h30 ocorrerá uma visita guiada com audiodescrição e Libras pelo espaço, e às 15h30, a Sessão Alumiar exibe com AD, Libras e LSE, o belíssimo longa brasileiro Colegas, de Marcelo Galvão. O filme narra uma jornada cheia de aventuras de três jovens portadores de síndrome de Down, que partem em busca dos seus sonhos.

Funcionando desde março deste ano, Cinemateca Pernambucana é um espaço destinado à coleta, catalogação, preservação, formação, pesquisa e difusão das produções do cinema feito em Pernambuco. Além de filmes, reúne acervos como roteiros, cartazes, fichas de produção e fotografias. Seu foco principal é preservação e difusão em formato digital. Com uma área de mais de 400 metros quadrados, o espaço fica localizado no primeiro andar do Edifício Gil Maranhão, na Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte

Programação;
14h30 – visita guiada com audiodescrição e Libras.
15h30 – Sessão Alumiar com o filme Colegas

Sinopse:
Colegas (Brasil, 2013)
Ficção. De Marcelo Galvão.
Com Ariel Goldenberg, Breno Viola, Rita Pokk, Lima Duarte. Os jovens Stallone, Aninha e Márcio viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar o sonho individual de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.
94 min | 10 anos

Espaço da Cinemateca Pernambucana agora acessível para pessoas cegas e surdas