Fundaj anuncia o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível

08 de outubro de 2018

A Coordenação do Cinema da Fundação continua expandindo o espaço para a acessibilidade comunicacional, e anuncia o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível. De 13 a 17 de novembro, serão promovidos cursos, master classes, oficinas e debates sobre acessibilidade no cinema, além de exibições de filmes acessíveis, na sede da Fundaj, no Derby.

O encontro chega a sua terceira edição, dando continuidade ao projeto inclusivo da coordenação do Cinema da Fundação para debater a acessibilidade comunicacional e a formação de novos públicos nas salas de cinema. O evento é dirigido a estudantes, profissionais e estudiosos na área de acessibilidade comunicacional. Durante os quatro dias, convidados de todo o Brasil, e um internacional, promoverão master classes e palestras sobre acessibilidade no cinema.

Convidados:

O III EA ofertará uma masterclass e uma oficina ministrada pelo professor e cineasta espanhol Pablo Romero Fresco. O pesquisador titular na Universidade de Vigo (Espanha) apresentará o Accessible Filmmaking-AFM, seu método que está sendo usado por muitas emissoras de televisão públicas internacionais e por universidades, para promover a integração de acessibilidade de mídia e a tradução audiovisual como parte do processo de filmagem, e não relegá-las como uma etapa de pós-produção.

Ainda serão realizadas palestras sobre as três modalidades de acessibilidade comunicacional, com três convidados diferentes. A doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Lívia Motta (SP), abordará a audiodescrição no cinema. Para falar de LSE – legenda para surdos e ensurdecidos, contaremos com a presença da especialista em Tradução Audiovisual e Acessibilidade, Eliana Franco (BRA/ALE). E o responsável pela palestra sobre Libras na sétima arte será o tradutor e intérprete de Libras, certificado pela UFSC/MEC, Jonatas Medeiros (PR).

O evento finaliza a primeira etapa do projeto de cinema acessível do Cinema da Fundação. Todas as atividades serão gratuitas e fornecerão certificados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através dos links abaixo:

Masterclass – Cinema Acessível com Pablo Romero-Fresco (ING/ESP):
goo.gl/forms/Xq8Xc4JuEFOVXSer1

Oficina – Como integrar a acessibilidade no processo de filmagem com Pablo Romero-Fresco (ING/ESP):
goo.gl/forms/nErq4s3I90RoPsNu1

Palestra – Audiodescrição no Cinema com Lívia Motta (SP):
goo.gl/forms/uXFYp25SSDt5KukI2

Palestra – Legenda para Surdos e Ensurdecidos no Cinema com Eliana Franco (BRA/ALE):
goo.gl/forms/5340OfIaUyqPwsoZ2

Palestra – Libras no Cinema com Jonatas Medeiros (PR):
goo.gl/forms/iGoDLws2SIAVni8J2

Fundaj anuncia o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível