Fundaj abre inscrições para o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível

08 de outubro de 2018

A Coordenação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco amplia seu espaço para a acessibilidade comunicacional, destinado a pessoas cegas, de baixa visão, surdas e ensurdecidas, e abre as inscrições para o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível. Na próxima semana, de 13 a 17 de novembro, serão promovidos debates, masterclass, mesa-redonda e oficinas sobre inclusão e acessibilidade comunicacional, além de exibições de filmes com Audiodescrição, LSE e Libras. O encontro será no Cinema da Fundação (Derby e Museu) e terá como convidado internacional o professor e cineasta espanhol Pablo Romero Fresco, um dos mais reconhecidos pesquisadores em acessibilidade no audiovisual no mundo.

O III Encontro Alumiar marca o encerramento da primeira fase do projeto, lançado em outubro do ano passado, numa parceria da Fundação Joaquim Nabuco/MEC com a TV Escola. Nos primeiros doze meses do projeto foi realizada a acessibilidade de 20 filmes brasileiros, exibidos, quinzenalmente, com audiodescrição (AD), legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), e língua brasileira de sinais (Libras). “A previsão é que a partir do início próximo ano o Projeto Alumiar de Cinema Acessível comece sua segunda etapa, quando será itinerante e levado aos municípios de todas as regiões pernambucanas e também às capitais dos demais estados nordestinos.”, destaca Ana Farache, coordenadora do projeto e do Cinema a da Fundação.

Dirigido a estudantes, profissionais e estudiosos na área de acessibilidade comunicacional, durante quatro dias, além de Pablo Fresco, profissionais de vários estados brasileiros promoverão masterclass, oficinas e palestras sobre a acessibilidade comunicacional e a formação de novos públicos nas salas de cinema.

Convidado internacional – Professor titular na Universidade de Vigo (Espanha), Pablo Fresco ministrará a oficina “Como integrar a acessibilidade no processo de filmagem”, e uma masterclass onde apresentará o Accessible Filmmaking-AFM, método criado por ele e que já é usado em  diversas emissoras de televisão públicas internacionais e por universidades. O método promove a integração de acessibilidade de mídia e a tradução audiovisual como parte do processo de filmagem, e não relegá-las como uma etapa de pós-produção.

Convidados nacionais – Será oferecida também a Oficina sobre Acessibilidade na Televisão, com Luana Corrêa, gerente de Acessibilidade da TV Escola e TV Ines, e mestranda em Comunicação Acessível no Instituto Politécnico de Leiria-PT. Serão realizadas palestras sobre as três modalidades de acessibilidade comunicacional. A professora Lívia Motta (SP), doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, abordará a audiodescrição no cinema. Para falar de LSE – legenda para surdos e ensurdecidos, o encontro traz a especialista em Tradução Audiovisual e Acessibilidade, Eliana Franco (BRA/ALE). A conversa sobre Libras no cinema será com o tradutor e intérprete de Libras, certificado pela UFSC/MEC, Jonatas Medeiros (PR).

Todas as atividades serão gratuitas e fornecerão certificados. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através dos links abaixo. As demais atividades, como a Mesa sobre Acessibilidade no Cinema e as exibições de filmes não requisitam inscrições prévias.

Masterclass – Cinema Acessível, com Pablo Romero Fresco (ESP):
goo.gl/forms/Xq8Xc4JuEFOVXSer1

Oficina – Como integrar a acessibilidade no processo de filmagem com Pablo Romero Fresco (ESP): goo.gl/forms/nErq4s3I90RoPsNu1

Oficina – Acessibilidade na Televião com Luanda Corrêa (TV Escola): goo.gl/forms/RjGzox9EzdfdBjpB3

Palestra – Audiodescrição no Cinema com Lívia Motta (SP): goo.gl/forms/uXFYp25SSDt5KukI2

Palestra – Legenda para Surdos e Ensurdecidos no Cinema com Eliana Franco (BRA/ALE): goo.gl/forms/5340OfIaUyqPwsoZ2

Palestra – Libras no Cinema com Jonatas Medeiros (PR) goo.gl/forms/iGoDLws2SIAVni8J2

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Cinema da Fundação / Derby

13/11 – Sala do Cinema 

14h30: Abertura: Ivete Lacerda, presidente da Fundaj e Nádia Ferreira, Roquette Pinto/TV Escola
Masterclass: Cinema Acessível, com Pablo Romero Fresco (Universidade de Vigo/ESP)

19h: Oficina: Como integrar a acessibilidade no processo de filmagem, com Pablo Romero Fresco

14/11Sala do Cinema

14h30: Mesa: Audiovisual Acessível, com Ana Farache e Liliana Tavares (Projeto Alumiar), Chico Faganello (Filmes que Voam) e  Luana Corrêa (TV Escola) mediação: Túlio Rodrigues

16h30: Sessão Filmes que Voam:  A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (com audiodescrição e Libras)

 

15/11 – Sala João Cardoso Ayres

9h: Palestra: Audiodescrição no Cinema, com Lívia Motta (SP)

Sala do Cinema

14h30: Mostra Alumiar: Carlota Joaquina, de Carla Camurati (com audiodescrição, Libras e LSE + Debate com equipe de acessibilidade)

Sala João Cardoso Ayres

19h: Oficina: Acessibilidade na Televisão – produção de recursos de acessibilidade para produtos audiovisuais – case TV Escola e TV INES, com Luana Corrêa (TV Escola)

16/11

Sala João Cardoso Ayres

9h: Palestra: Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) no Cinema, com Eliana Franco (BA)

Sala do Cinema

14h30: Mostra Alumiar: Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues (com audiodescrição, Libras e LSE + Debate com equipe de acessibilidade)

17/11 – Sala João Cardoso Ayres

9h: Palestra: Libras no Cinema, com Jonatas Medeiros (PR)

 

Cinema da Fundação / Museu

17/11 – Cinemateca Pernambucana 

16h: Lançamento do livro Alumiar

Sala do Cinema

17h30: Mostra Alumiar/Sessão Cinemateca: Veneza Americana, de Ugo Falangola e Jota Cambieri, cine concerto acessível com trilha sonora ao vivo pelo músico Felipe Monteiro (com audiodescrição e Libras)

Fundaj abre inscrições para o III Encontro Alumiar de Cinema Acessível