Março de Clássicos

14 de março de 2019

Começa nesta sexta (16) a tão esperada Mostra de Clássicos do Cinema da Fundação, com quatro obras fantásticas, todas restauradas em 4k e 2k.

Serão exibidos nada menos que 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick; Bonequinha de Luxo (1961), de Blake Edwards, com Andrey Hepburn; Juventude Transviada (1955), de Nicholas Ray, com James Dean, e Leopardo (1963), de Luchino Visconti.

A ficção científica 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, completou 50 anos no ano passado. Baseado na obra de Arthur C. Clark, a história trata da misteriosa jornada de astronautas numa viagem alucinante pelo tempo e espaço. Bonequinha de Luxo, de Blake Edwards, sobre uma acompanhante de luxo que sonha em se casar com um milionário e tornar-se atriz em Hollywood.

Juventude Transviada, sobre um jovem problemático que se muda para uma cidade nova, será exibido na segunda semana da temporada, que contará também com O Leopardo, de Visconti, que se passa durante o conturbado processo de unificação italiana.

“Essa mostra é uma forma de presentear nosso público tão querido e cativo. Estava prevista pra acontecer no final do ano passado mas por conta de problemas burocráticos tivemos que adiar. Mas estamos muito felizes em não falhar com nossa promessa”, diz a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache.

Os ingressos custarão R$ 7,00 (meia) e R$ 14,00 (inteira) e poderão ser comprados com antecedência a partir desta quinta (14). Cada filme passará apenas uma vez em cada sala, Derby e Museu.

2001: Uma Odisseia no Espaço (EUA, 1968)
Ficção. De Stanley Kubrick. Com Sean Sullivan, Gary Lockwood, Keir Dullea. Adaptação da obra homônima de Arthur C. Clarke, este ano 2001: Uma Odisseia no Espaço completa 50 anos. Sua narrativa conta uma história enigmática de astronautas numa misteriosa viagem alucinante no espaço e no tempo.
148 min | Livre | FJ Cines

Bonequinha de Luxo (EUA, 1961)
Ficção. De Blake Edwards. Com Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal. Holly está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany, na intenção de fugir dos problemas e achar um amante rico. Seus planos mudam quando conhece o jovem escritor Paul Varjak.
114 min | Livre | FJ Cines

Juventude Transviada (EUA, 1955)
Ficção. De Nicholas Ray. Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo. Em 1955, na cidade de Los Angeles, Jim Stark é um jovem problemático e acaba preso por causar danos à propriedade. O adolescente então encontra alguns amigos iguais a ele e, juntos, vivem alianças, disputas e grandes amores.
140 min | 14 anos | FJ Cines

O Leopardo (Itália, França, 1963)
Ficção. De Luchino Visconti. Com Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale. Baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Em um cenário de fortes contrações políticas, durante o conturbado processo de unificação italiana na Sicília, o príncipe Don Fabrizio luta para manter os seus valores.
185 min | 14 anos | FJ Cines

Março de Clássicos