Cinema da Fundação recebe o V Festival VerOuvindo

23 de abril de 2019

O Cinema da Fundação recebe, a partir desta quarta (24), o V Festival VerOuvindo de Cinema Acessível. O encontro conta com oficinas e sessões nas salas do Derby e do Museu, em Casa Forte. Trata-se de um parceria com o Projeto Alumiar dirigido a pessoas cegas, com baixa visão, surdas e ensurdecidas, da Fundação Joaquim Nabuco. Toda a programação é gratuita e suas sessões contarão com acessibilidade comunicacional para todos os públicos.

“Sempre é uma satisfação abrigar o VerOuvindo, um dos pioneiros em promover a inclusão cultural para o público com deficiências visuais e auditivas. E nesta edição, a programação está recheada de filmes maravilhosos que, sem dúvidas, atrairão todo tipo de público”, comenta Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação.

Dentre as novidades deste ano, a  idealizadora e coordenadora do festival, Liliana Tavares, destaca a Jornada VerOuvindo, com oficinas, palestras e masterclasses. Ela acrescenta que “o V VerOuvindo está atento às novas demandas do público com deficiência, mas também à necessidade de formação dos profissionais da acessibilidade. Assim como nos outros anos, nossa relação com a produção de cinema de Pernambuco só vem melhorando, possibilitando que cada vez mais obras se tornem acessíveis”.

A Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição será aberta nesta quarta (24), a partir das 14 horas, no Cinema da Fundação/Derby. Serão exibidos 21 filmes de oito estados diferentes. As obras concorrerão nas categorias Animação, Documentário e Ficção a prémios de até R$ 1.500,00, por meio votação do júri técnico.Serão concedidos ainda os prêmios do júri popular, formado pelo do público, e o de Melhor Filme para Reflexão, pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec).

Numa parceria com as Sessões Alumiar e Índigo, do Cinema da Fundação, será exibido O Garoto Cósmico, de Alê Abreu, destinado ao público infantojuvenil, com Lse, audiodescrição e Libras. O ambiente da sala de cinema também estará preparado para pessoas com necessidades especificas, ou seja, com iluminação aumentada e som reduzido. A sessão será na quinta (25), às 14 horas, no Cinema da Fundação/Derby.

Os filmes do pernambucano Marcelo Gomes também são destaques no VerOuvindo. Sua mais nova produção Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, ainda não exibido no circuito comercial, terá sua primeira exibição no sábado ((27), no Cinema da Fundação/Museu, às 16 horas. Seu premiado  longa Cinema, Aspirinas e Urubus também será exibido com acessibilidade comunicacional, na seta-feira (26, às 19 horas, no Derby.

Confira a programação completa do V Festival VerOuvindo no www.verouvindo.com

Cinema da Fundação recebe o V Festival VerOuvindo