Cinema da Fundação exibe Mostra de Cinema Esloveno

21 de maio de 2019

Será aberta nesta quarta (22), no Cinema da Fundação /Museu, às 20 horas, a Mostra de Cinema Esloveno. Com oito longas, a mostra é gratuita e é resultado de uma parceria da Fundaj com a Embaixada e Consulado da Eslovênia. A estreia será com o filme Inimigo da Turma, de Rok Bicek, vencedor do Festival de Veneza.

Para a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache, a exibição é uma oportunidade ímpar de trazer a cinematografia eslovena para o Recife. “A mostra é imperdível principalmente para os apreciadores do cinema produzido no leste europeu. Estamos entusiasmados com a essa parceria porque, realmente, a mostra está linda e instigante”, destacou.

Segundo o Cônsul da República da Eslovênia em Pernambuco, Rainer Michael, está é a primeira mostra do cinema do seu país na região Nordeste. “Estamos muito felizes pela acolhida feita pela Fundaj. Este encontro tem uma grande força em estimular o cinema jovem que está sendo estabelecido na Eslovênia. A certeza é de que devemos expandir esse tipo de ação.”, afirmou.

Confira abaixo a programação completa da mostra:

MOSTRA DE CINEMA ESLOVENO/ENTRADA FRANCA

Filme: O inimigo da Turma (2014), de Rok Bicek

Data: 22/05  Horário: 20h

Sinopse: Quando Sabina (Dasa Cupevski), uma menina introvertida do colégio, comete suicídio, seus colegas culpam o novo professor autoritário de alemão, Robert (Igor Samobor), pela sua morte. A consciência de que as coisas não são tão preto e branco chega tarde demais.

Filme: Feliz para morrer, de Matevž Luzar

Data: 23/05  Horário: 14h

Sinopse: Ivan (Evgen Car) é um professor de música aposentado no auge dos 70 anos que está cansado da vida. Ele compra uma sepultura em um cemitério com uma linda vista dos Alpes e entra num asilo para esperar a morte em paz. Porém, o exato oposto acontece: pela primeira vez em sua vida, Ivan começa a viver.

Filme: Ivan, de Janez Burguer

Data: 23/05  Horário: 16h

Sinopse: Depois de dar a luz a um filho ilegítimo, fruto de uma relação escondida com o homem público Rok (Matjaz Tribuson), Mara (Marusa Majer) é espancada pelos amigos dele após uma grave denúncia de corrupção envolvendo-o. Levada para longe, ela precisa fazer a escolha mais difícil de sua vida: ir embora com o homem que ama ou ficar com seu bebê e correr as consequências.

Filme: Siska Deluxe, de Jan Cvitkovic

Data: 24/05 Horário: 14h

Sinopse: Aos 30 anos, três amigos de infância não conseguem amadurecer. Sempre foram cheios de ideias empreendedoras, mas já que nenhum se compromete, seus planos falham. Quando a tia de um deles morre, deixando uma pequena propriedade comercial, os amigos decidem abrir uma pizzaria. Sale (Aleksandar Rusic), que parecia ser o maior inimigo do grupo, se transforma em uma pessoa confiável e próxima, que ajuda com o restaurante.

Filme: Pânico, de Barbara Zemljic

Data: 24/05 Horário: 16h

Sinopse: Buscando dar mais emoção à vida, Vera, aos 30 anos, inicia um caso extraconjugal. Mesmo perdendo o marino, o emprego e, também o amante, ela acha que deve recomeçar e se divertir independente das consequências.

Filme: Fazendo da nossa maneira, de Miha Hočevar

Data: 25/05 Horário: 14h

Sinopse: Nas férias de verão, Alex e seus amigos vão acampar próximo ao Rio Soca, na Eslovênia. Ao chegar na floresta, eles conhecem o irritante chefe dos escoteiros, que os fará competir e aprender sobre a vida, o amor e a natureza de outras formas.

Filme: Uma viagem, de Nejc Gazvoda

Data: 26/05 Horário: 14h

Sinopse: Três amigos embarcam em uma viagem pela estrada, como fizeram na escola, mas as coisas mudaram. Gregor vai em uma missão de guerra, Ziva vai estudar no exterior, enquanto Andrej permanece sendo o mesmo. Mas há muitos segredos que nunca foram ditos.

Cinema da Fundação exibe Mostra de Cinema Esloveno