Venha comemorar os 10 anos do Varilux no Cinema da Fundação

03 de junho de 2019

A programação do Cinema da Fundação será tomada pela décima edição do Festival Varilux de Cinema Francês! Nas próximas duas semanas, exibiremos 17 filmes imperdíveis. O festival vai quinta (6), até o dia 19, no Derby e Museu.

O Varilux será aberto com a comédia Finalmente Livres, de Pierre Salvadori, indicada a oito prêmios César (2019), no Derby. No Museu, a abertura ficará por conta do Filhas do Sol, da diretora Eva Husson, indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes (2018).

O festival traz também o clássico Cyrano de Bergerac, dirigido por Jean-Paul Rappeneau e estrelado por Gérard Depardieu. O filme recebeu, em 1991, dez prêmios César (incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor), venceu quatro prêmios no BAFTA, levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e concorreu a cinco categorias no Oscar. O celebrado cineasta francês François Ozon (de O Amante Duplo) retorna este ano ao festival com Graças a Deus, vencedor do Urso de Prata (2019).

Para a garotada, o Varilux trouxe a animação (em versões dublada e legendada), Astérix e o Segredo da Poção Mágica, de Louis Clichy e Alexandre Astier. O filme foi indicado ao César de Melhor Filme de Animação.

Os ingressos custam R$ 7 (meia) e R$ 14 (inteira) e podem ser adquiridos a partir das 13 horas da quinta (6). Um percentual dos ingressos será vendido com antecedência, para a programação semanal de quinta a quarta. Escolha seus filmes, garanta seus ingressos e aproveite o Festival Varilux do Cinema Francês no Cinema da Fundação!

SINOPSES
Amor à Segunda Vista (2019)
Comédia. De Hugo Gélin. Com François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe. Do dia para a noite, Raphael acorda em um universo paralelo onde ele nunca conheceu Olivia, o amor da sua vida. Agora ele precisa reconquistar a sua esposa, mesmo sendo um completo estranho para ela.
118 min | 12 anos | Bonfilm

Astérix e o Segredo da Poção Mágica (2019)
Animação. De Louis Clichy e Alexandre Astier. Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem, eles precisam impedir que a receita caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.
85 min | Livre | Bonfilm

Através do Fogo (2018)
Drama. De Frédéric Tellier. Com Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Chloé Stefani. Em Paris, Frank é um bombeiro que salva as pessoas todos os dias. Até que, durante um incêndio, ele se machuca de forma grave e então precisa aprender a viver de maneira completamente diferente.
116 min | 14 anos | California Filmes

Boas Intenções (2018)
Comédia dramática. De Gilles Legrand. Com Agnès Jaoui, Alban Ivanov, Tim Seyfi. Sempre fazendo parte de muitos trabalhos humanitários, uma professora de francês se envolve em uma competição, realizada no centro social onde trabalha. Lá, ela contará com o auxílio de Thiago, um monitor bastante tolo, para ajudá-la na difícil tarefa de alfabetizar seus alunos.
100 min | 12 anos | Pandora Filmes

Cyrano Mon Amour (2019)
Comédia dramática. De Alexis Michalik. Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner. Paris, 1897. Rostand é um homem de quase 30 anos, com dois filhos e muitas angústias. Desesperado por causa de um bloqueio criativo que já durou 2 anos, ele se desafia a escrever uma peça de comédia heroica, mas, até agora, Rostand só tem o título da obra: Cyrano de Bergerac.
109 min | 12 anos | A2 Filmes

Os Dois Filhos de Joseph (2018)
Comédia dramática. De Félix Moati. Com Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Mathieu Capella. Para Ivan, um menino de 13 anos, seu pai Joseph e seu irmão mais velho Joachim são os seus principais modelos de vida. Em determinado momento, porém, os dois falham e o jovem percebe como pode ser ruim tê-los tão perto.
90 min | 12 anos | Pandora Filmes

Filhas do Sol (2018)
Drama. De Eva Husson. Com Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot. Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão de mulheres curdas que atua diretamente na guerra do Curdistão. Mathilde é uma jornalista francesa que está prestes a acompanhar Bahar e as Filhas do Sol durante um ataque. O encontro entre as duas mulheres poderá mudar a vida de ambas para sempre.
115 min | 14 anos | California Filmes

Finalmente Livres (2018)
Comédia. De Pierre Salvadori. Com Adèle Haenel, Pio Marmai, Audrey Tautou, Damien Bonnard. Yvonne, uma jovem inspetora de polícia, descobre que seu falecido marido, Capitão Santi, não era o policial corajoso e honesto que ela acreditava. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, preso injustamente por Santi e condenado a oito anos.
107 min | 14 anos | California Filmes

Graças a Deus (2019)
Drama. De François Ozon. Com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud. Alexandre, pai de família e morador de Lyon, na França, se une a François e Emmanuel para uma denúncia, após descobrir que o padre responsável pelo seu abuso, quando era criança, ainda prega na cidade. Mesmo com a criação desse grupo para aumentar a pressão na justiça e na sociedade, eles ainda vão ter que enfrentar o poder da cúpula da igreja.
137 min | 14 anos | California Filmes

Um Homem Fiel (2018)
Comédia romântica. De Louis Garrel. Com Laetitia Casta, Louis Garrel, Lily-Rose Depp. Anos depois de deixá-lo pelo seu melhor amigo, a agora viúva Marianne volta para o jornalista Abel. O que parecia um belo recomeço, no entanto, não será tão simples por causa do filho de Marianne e do retorno da irmã do falecido, que possui sentimentos secretos em relação a Abel.
75 min | 12 anos | Supo Mungam Films

Inocência Roubada (2018)
Drama. De Andrea Bescond, Eric Metayer. Com Andrea Bescond, Karin Viard, Clovis Cornillac, Pierre Deladonchamps. Aos oito anos, Odette gostava de pintar, desenhar, e brincar como toda criança. Mas, após uma “guerra de cócegas” com um amigo dos seus pais, ela nunca mais foi a mesma. Anos depois, Oddete ainda tenta superar seus traumas vividos através da dança.
103 min | 12 anos | A2 Filmes

O Mistério de Henri Pick (2019)
Comédia. De Rémi Bezançon. Com Fabrice Luchini, Camille Cottin, Alice Isaaz. Em uma biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário e imediatamente decide publicá-lo. Após o romance se tornar best-seller, um famoso crítico literário fica convencido de que a autoria do livro é fraudulenta e decide liderar uma investigação em busca do verdadeiro escritor.
100 min | 12 anos | A2 Filmes

Meu Bebê (2019)
Comédia dramática. De Lisa Azuelos. Com Sandrine Kiberlain, Thaïs Alessandrin, Victor Belmondo. Quando Jade, a filha mais nova de Heloise, faz 18 anos e decide completar seus estudos no Canadá, a mãe entra num clima de saudosismo antecipado, e as duas passam a refletir sobre o passado e o futuro da sua relação.
87 min | 12 anos | Bonfilm

O Professor Substituto (2019)
Suspense. De Sébastien Marnier. Com Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Pascal Greggory. Um professor comete suicídio se jogando da janela da sala de aula e é substituído por Pierre, que percebe um sinistro e indiferente comportamento de seis alunos adolescentes em relação à tragédia.
103 min | 14 anos | Supo Mungam Films

Quem Você Pensa Que Sou (2019)
Drama. De Safy Nebbou. Com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia. Desconfiada de seu marido, Claire, uma mulher de 50 anos, decide criar um perfil falso numa rede social para testá-lo. Mas a sua falsa identidade – Clara, uma jovem de 24 anos – começa a interagir com um dos melhores amigos do seu marido.
101 min | 12 anos | California Filmes

A Revolução em Paris (2018)
Drama histórico. De Pierre Schoeller. Com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Louis Garrel, Laurent Lafitte. Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris cruza as vidas de homens, mulheres e do coração da história.
121 min | 14 anos | Bonfilm

Cyrano de Bergerac (1990)
Comédia dramática. De Jean-Paul Rappeneau. Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber. O soldado e poeta Cyrano de Bergerac é apaixonado por Roxane, mas tem vergonha de admitir. Um outro homem, Christian, também se apaixona pela moça e pede ajuda à Cyrano. O autor, então, escreve cartas de amor e assina o nome de Christian, fazendo Roxanne se apaixonar por suas palavras, mas pelo homem errado.
135 min | 12 anos | Bonfilm

Venha comemorar os 10 anos do Varilux no Cinema da Fundação