A Sessão Índigo do Cinema da Fundação surge para ampliar a acessibilidade nas nossas salas de exibição no Derby e no Museu. O projeto foi lançado em 29 de julho de 2018, destinando-se ao público formado por crianças, jovens e adultos com necessidades específicas, tais como autismo e síndrome de Down, e seus familiares. Para atendê-los melhor, a sala é preparada de maneira especial: o ambiente fica mais iluminado e o volume do som é reduzido. A sessão acontece no último domingo de cada mês, sempre no primeiro horário. A entrada é gratuita.

SESSÕES REALIZADAS EM 2019

SETEMBRO
29 | Frankenweenie
(EUA, 2012)
Animação. De Tim Burton. Quando o cachorro de Victor morre, ele constrói uma máquina que permite reviver seu animal de estimação. O que o dono não esperava era que seu cão voltasse à vida com hábitos um pouco diferentes.
87 min | 10 anos

08 | O Auto da Compadecida (Brasil, 2000)
Ficção. De Guel Arraes. Com Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro. Baseado na obra de Ariano Suassuna, o filme narra as aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Eles vivem trapaceando no pequeno vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba. Somente a aparição da Nossa Senhora pode salvar a dupla.
105 min | Livre

25 | Toy Story 2 (EUA, 1999)
Animação. De John Lasseter. Com Tom Hanks, Tim Allen. Quando Woody é roubado por um colecionador de brinquedos e corre risco de se tornar uma peça de museu, Buzz e seus amigos partem em uma missão para resgatá-lo.
92 min | Livre

04 e 21 | O Rei Leão (EUA, 1994)
Animação. De Rob Minkoff, Roger Allers. Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

JULHO
28 | O Rei Leão (EUA, 1994)

JUNHO
30 | Aladdin
(EUA, 1992)
Animação. De John Musker, Ron Clements. Aladdin liberta o gênio da lâmpada e tem seus desejos atendidos. Porém, ele logo descobre que uma criatura maligna tem outros planos para a lâmpada - e para a princesa Jasmim.
91 min | Livre

MAIO
26 | 101 Dálmatas
(EUA, 1961)
Ficção. De Wolfgang Reitherman, Clyde Geronimi, Hamilton Luske. Manchas, latidos e muita diversão enquanto Pongo e Prenda embarcam numa aventura para salvar todos os dálmatas de Londres dos planos maléficos de Cruela, uma madame apaixonada por casacos de pele.
79 min | Livre

MARÇO
31 | Toy Story
(EUA, 1955)
Ficção. De John Lasseter. Com Tim Allen, Don Rickles, Jim Varney. Woody é um boneco cowboy legal, que pertence a um jovem chamado Andy. Porém vê sua posição como o brinquedo favorito de Andy comprometida, quando seus pais lhe compram um outro brinquedo, o Buzz Lightyear, uma figura de ação.
77 min | Livre

FEVEREIRO
24 | Megamente (EUA, 2010)
Animação. De Tom McGrath. Embora seja o vilão mais brilhante que o mundo já conheceu, Megamente é o menos bem sucedido. Derrotado repetidamente pelo heroico Metro Man, Megamente fica surpreso quando finalmente consegue derrotar o seu inimigo de longa data. Mas sem Metro Man, Megamente não tem nenhum propósito na vida, então ele cria um novo adversário que logo decide que é mais divertido ser um vilão que um herói.
95 min | Livre

JANEIRO
27 | Força-G (EUA, 2009)
Animação. De Hoyt Yeatman. Armados com os equipamentos mais modernos de espionagem, esse grupo de porquinhos da índia protegem o mundo do caos e da destruição. Quando são demitidos e mandados pelo governo à uma loja de venda de animais, terão de descobrir uma forma de escapar para tentar impedir que um louco bilionário domine o planeta.

SESSÕES REALIZADAS EM 2018

SETEMBRO
30 |O Mágico de Oz
(EUA, 1939)
Ficção. De Victor Fleming, King Vidor. Com Judy Garland, Frank Morgan, Jack Haley. Dorothy e seu cachorro Totó vivem numa fazenda no interior dos Estados Unidos. Quando um tornado atinge a região, os dois são transportados para uma terra mágica, onde precisarão passar por uma grande aventura para voltar para casa.
101 min | Livre

26 | 101 Dálmatas
(EUA, 1961)
Animação. De Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wolfgang Reitherman. Manchas, latidos e muita diversão enquanto Pongo e Prenda embarcam numa aventura para salvar todos os dálmatas de Londres dos planos maléficos de Cruela, uma madame apaixonada por casacos de pele.
79 min | Livre

JULHO
29 |O Galinho Chicken Little (EUA, 2004)
Animação. De Mark Dindal. Com vozes de Zach Braff, Joan Cusack, Garry Marshall, Steve Zahn. Chicken Little é um galinho cheio de imaginação que vive aprontando as maiores confusões. Até que um dia ele pensa que o céu está caindo, deixando todo mundo louco de medo.
77 min | Livre