Mauro em Caiena

(CE, 2012) Documentário. De Leonardo Mouramateus.

Os canteiros de obras na paisagem em constante mudança de Fortaleza formam o pano de fundo de uma carta pessoal na qual o narrador relembra seu tio, sua própria infância e as histórias que sua avó lhe contou. A paisagem alienante contrasta com suas lembranças calorosas. Um conto sobre memória, lugar e pertencimento.

18 min | Digital

Europa

(CE, 2011) Documentário. De Leonardo Mouramateus.

As ruas onde vivo foram onde nasci. E antes disso minha mãe. E antes disso meus avós. Desenho estas ruas: não há lugar como nosso lar.

19 min | Digital

Vando Vulgo Vedita

(CE, 2017) Ficção. De Andréia Pires, Leonardo Mouramateus. Com Gabriel Farias, Getúlio Abelha, Jacqueline Peixoto, Macakin Das Galáxia, Mateus Fazeno Rock.

Para lidar com a ausência de Vando, um grupo de amigos se reúne a fim de compartilhar memórias. Cantam e tocam juntos, sua energia e liberdade juvenis servindo como uma forma de subversão das complexas realidades do Brasil contemporâneo. Ainda mais relevante hoje do que quando foi lançado em 2017.

22 min | DCP

Meio Ano-Luz

(Portugal, 2021) Documentário. De Leonardo Mouramateus.

Um jovem senta em uma rua movimentada de Lisboa para desenhar as pessoas que passam. Não muito distante, um casal conversa sobre a origem de uma carteira encontrada meses antes. A luz de um momento se reflete no outro.

19 min | DCP

No próximo sábado, 13 de julho, o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco recebe a sessão Chama Curtas - O Cinema de Leonardo Mouramateus, com quatro curtas-metragens do diretor cearense. A sessão acontece na sala Derby, às 16h20, com entrada gratuita.

Após a sessão, o cineasta irá conversar com o público sobre os filmes e sua trajetória, com mediação da historiadora e crítica de cinema, Lorenna Rocha, e dos assistentes de programação e curadoria, Felipe Karnakis e João Rêgo.

A curadoria busca oferecer ao público uma porta de entrada ao cinema do jovem cearense Leonardo Mouramateus, desde suas primeiras incursões formais até suas obras mais recentes – ressaltando um olhar para o seu manejo estético e estrutural em transformar símbolos cotidianos e culturais em filmes que perscrutam por diversos gêneros. 

Chamas Curtas | O Cinema de Leonardo Mouramateus