Cinema da Fundação exibe Mostra Arrepio com filmes de John Carpenter

26 de outubro de 2018

Para celebrar o Halloween, o Cinema da Fundação exibe sua mais nova Mostra Arrepio. De 26 a 31 de novembro, cinco filmes aterrorizantes do grande diretor John Carpenter farão parte da programação na sala do Derby. Os ingressos custarão R$ 2 (preço único).

Mestre do cinema de gênero, o cineasta John Carpenter criou seu próprio estilo de terror e suspense, tornando-se um dos grandes nomes do cinema americano nas décadas de 70 e 80. Toda sua criatividade e personalidade não se restringiram ao trabalho com a direção, Carpenter também compôs grande parte das bandas sonoras dos seus filmes. Por exemplo, a cultuada trilha do seu clássico Halloween (1978) se transformou numa espécie de símbolo sonoro do terror.

Na sexta-feira (26), o longa do diretor Príncipe das Sombras (1987) abrirá as exibições com uma apavorante trama envolvendo zumbis. O sábado (27) será o dia perfeito para ver ou rever dois dos maiores clássicos do cineasta na tela do cinema. Christine, O Carro Assassino (1983), dá vida ao automóvel Plymouth Fury 1958 como um cruel e impiedoso vilão, às 14h10 no nosso Sábado à Tarde, e às 20h tem o inigualável Halloween (1978), que eternizou o sanguinário psicopata Michael Myers como uma das figuras mais assustadoras do cinema.

Na terça (30), a mostra continua com mais um filme cultuado de Carpenter: A Bruma Assassina (1980), reeditando a parceria com a atriz Jamie Lee Curtis em mais um sucesso tenebroso. E na quarta (31), o último filme exibido será o intrigante À Beira da Loucura (1994), trazendo ninguém menos que Sam Neill na pele de um investigador contratado para desvendar o macabro desaparecimento de um escritor.

Sinopses:

Príncipe das Sombras (EUA, 1987)
Ficção. De John Carpenter. Com Donald Pleasence, Lisa Blount, Jameson Parker. O professor Howard Brick, junto a cientistas e estudantes são convocados pelo padre Loomis para investigar um misterioso recipiente contendo um líquido verde, que transforma todos que o tocam em zumbis.
98 min | 14 anos | Sexta (26/10), 20h

Christine, O Carro Assassino (EUA, 1983)
Ficção. De John Carpenter. Com Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul. Arnie compra um carro antigo, Plymouth Fury 1958, que ele chama de Christine. Com o passar do tempo, ele desenvolve uma obsessão doentia pelo carro, que cria vida e começa a tentar matar os seus amigos.
Sábado à Tarde | 110 min | 14 anos | Sábado (27/10), 14h10

Halloween (EUA, 1978)
Ficção. De John Carpenter. Com Jamie Lee Curtis, Donald Pleasence, Nancy Kyes. Michael é um psicopata que vive num hospício há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Até o dia em que ele consegue fugir, e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes sem nenhuma piedade.
91 min | 18 anos | Sábado (27/10), 20h

A Bruma Assassina (EUA, 1980)
Ficção. De John Carpenter. Com Adrienne Barbeau, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh. Prestes a comemorar cem anos de fundação, uma comunidade pesqueira é coberta por uma estranha bruma brilhante. A locutora da rádio local percebe o perigo deste nevoeiro, e tenta desesperadamente alertar a população.
89 min | 16 anos | Terça (30/10), 19h

À Beira da Loucura (EUA, 1994)
Ficção. De John Carpenter. Com Jürgen Prochnow, Sam Neill, David Warner. O investigador John Trent é contratado para achar um escritor de histórias de terror, que desapareceu misteriosamente. Trent começa a ler seus livros, procurando por pistas, porém eles são macabros e, após sua leitura, coisas estranhas começam a acontecer.
89 min | 14 anos | Quarta (31/10), 20h

Cinema da Fundação exibe Mostra Arrepio com filmes de John Carpenter