O Projeto Alumiar de Cinema Acessível oferece um espaço de inclusão social e cultural para as pessoas com deficiências sensoriais, o que faz do Cinema da Fundação o primeiro do Brasil a tornar acessíveis e exibir na sua programação regular filmes nacionais com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).

Numa parceria entre a Fundaj/TV Escola/MEC, o projeto foi lançado em novembro de 2017, e tornou 21 longas-metragens brasileiros acessíveis, selecionados mediante uma curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística da obra. Depois de exibidos, quinzenalmente, no cinema, os filmes foram disponibilizados na TV Escola e na TV INES. Atualmente, os filmes são exibidos mensalmente na sala do Derby e na sala do Museu.

O Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral. Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva criou um canal de diálogo com profissionais da acessibilidade, promovendo três encontros de cinema e acessibilidade, realizados durante a primeira fase do projeto, em 2018.

A Sessão Alumiar é gratuita.

>> Contato direto: [email protected]

EQUIPE ALUMIAR