📽️ Obra clássica e profética, indispensável para a concepção histórico-crítica dos temas que se evidenciam no contexto latino-americano contemporâneo, A Hora dos Fornos (1968) chega para ocupar a telona do Cineclube da Fundação, neste sábado (27), às 14h. A sessão acontece na Sala João Cardoso Ayres, campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, Rua Henrique Dias, 609, no Derby, no mesmo andar do Cinema da Fundação.

Dividido em três segmentos: Neocolonialismo, Ato pela Liberdade e Violência e Libertação, o filme de Fernando E. Solanas e Octavio Getino apresenta imagens da revolução de estudantes norte-americanos, da resistência trabalhista na Argentina e da violência política em alguns países da América Latina que dão a tônica de uma mensagem libertadora, muito perseguida pelas ditaduras à época.

Direção: Fernando E. Solanas e Santiago Alvarez . Com: Maria de la Paz, Fernando E. Solanas, Edgardo Suarez (Longa, documentário, 4h15, 1968)
Sinopse: Espécie de filme-manifesto do chamado “Terceiro Cinema”, que transforma objetivos de ativismo revolucionário e anti-imperialista em linguagem cinematográfica, abordando de modo claro e preciso as crises políticas, econômicas e sociais da América Latina, em particular da Argentina.

Cineclube da Fundação | A Hora dos Fornos