O clássico francês O Inquilino, de Roman Polanski, é a atração do próximo Sempre aos Domingos
Um dos longas mais impactantes da carreira de Polanski, O Inquilino (1976), será exibido na nossa sessão Sempre aos Domingos do dia 3 de dezembro, às 10h30. Um suspense que mostra a paranoia vivida pelo jovem Trelkovsky, após se mudar para um novo apartamento. Baseado no romance Le Locataire Chimérique (1964), de Roland Topor, o clássico remete a outros filmes famosos do gênero, como Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, e O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick.
Roman Polanski, que também protagoniza o longa, tem a característica de construir histórias sombrias e tensas, ressaltando o conflito psicológico dos personagens. O Inquilino faz parte da sua Trilogia dos Apartamentos, que trata dos horrores vividos por moradores desses locais, juntamente com Repulsa ao Sexo (1965) e O Bebê de Rosemary (1968).
Assim como suas produções, a vida pessoal do cineasta também é sombria, marcada por polêmicas e tragédias, como a morte da mãe em Auschwitz, o assassinato da esposa, a atriz Sharon Tate, por um grupo de seguidores de Charles Manson, e a acusação de ter estuprado uma menina de 13 anos, caso que perdura até hoje e que o impede de retornar aos Estados Unidos desde o acontecimento, em 1975. Sua conturbada história pode ser encontrada com detalhes na biografia Polanski: Uma Vida, escrita pelo jornalista britânico Christopher Sandford.
Mais informações sobre o filme