Bye Bye Brasil – Projeto Alumiar
Vem aí mais uma sessão acessível do Alumiar. Dessa vez, com o inesquecível Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. Nesta terça-feira (23), às 14h, o filme será exibido com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Entrada gratuita. 18 anos.
Será oferecido transporte para pessoas com deficiência e acompanhantes. O ônibus da Fundaj, com 29 lugares, sairá da Praça do Derby, às 13h30, do lado do Bradesco, próximo ao ponto de táxi, na praça. Retorno para o mesmo local às 17h.
SOBRE O FILME
Bye Bye Brasil
Brasil, 1980 | 100 min | 18 anos | LC Barreto
Direção | Cacá Diegues
Roteiro | Cacá Diegues, Leopoldo Serran
Elenco | José Wilker, Betty Faria, Fábio Júnior, Zaira Zambelli, Jofre Soares
Sinopse | Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o Nordeste do Brasil com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos e fugindo da concorrência da televisão. O sanfoneiro Ciço e sua mulher Dasdô juntam-se à caravana, e atravessam as estradas do país.
Cacá Diegues foi um dos líderes do movimento Cinema Novo. Dirigiu mais de 18 filmes, entre eles, Chuvas de Verão, Deus é Brasileiro e Xica da Silva, seu maior sucesso no país. A maioria dos filmes de Diegues foi selecionada por grandes festivais internacionais e exibida comercialmente em vários países – o que o torna um dos realizadores brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.
Equipe de Acessibilidade
Audiodescrição (AD)
Roteiro e Narração: Eliana Franco
Consultoria: Felipe Monteiro
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Tradução e interpretação: Carlos Di Oliveira
Consultoria: Alessandro Vasconcelos
Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE): Flávia Machado