Cinema da Fundação celebra bons resultados em 2019

24 de janeiro de 2020

O Cinema da Fundação tem se consolidado nos últimos anos como um dos mais importantes equipamentos culturais do país. Só em 2019, atraiu um publico de quase 84 mil pessoas, num crescimento de 54% em relação ao ano anterior. A qualidade técnica e a programação primorosa de suas duas salas de exibição têm formado um público assíduo, exigente e diferenciado.

Para atender a esse público qualificado, nossa curadoria programou e exibiu 284 longas e dezenas de curtas, promoveu e abrigou mais de 20 mostras e festivais, além de ter promovido cerca de 40 debates com com diretores, atores e técnicos em acessibilidade comunicacional.

O Cinema da Fundação funciona com duas salas de exibição – Derby e Museu, abriga a Cinemateca Pernambucana, e desenvolve programas acessíveis com Índigo e Alumiar.

“Pelo terceiro ano consecutivo, desde 2017, o nosso público só faz crescer. Além disso, criamos projetos de inclusão social como o Índigo e Alumiar, que já estão sendo levando para o interior e para outras capitais brasileiras. A Cinemateca Pernambucana, inaugurado em 2018, também só faz aumentar seu acervo e contar com a adesão de mais realizadores pernambucanos”, comemora a coordenadora do Cinema da Fundaj e Cinemateca Pernambucana, Ana Farache.

Como pode ser visto nos números do quadro abaixo, desde 2017 o público do Cinema da Fundação só faz crescer.

AÇÕES E SESSÕES ESPECIAIS

Sempre aos Domingos – Lançado em julho DE 2017, o Sempre aos Domingos chegou para resgatar grandes filmes adultos e infantis que marcaram época. O Sempre aos Domingos exibiu em 2019, um total de 36 filmes, atraindo um público de 2.500 pessoas. Os ingressos custam R$ 3 (preço único).

A Sessão Índigo – Lançado segundo semestre de 2018, surge para ampliar a acessibilidade nas nossas salas de exibição para crianças, jovens e adultos com necessidades específicas e seus familiares. Para atender melhor ao público, a sala é preparada de maneira especial: o ambiente fica mais iluminado e o volume do som é reduzido. Em 2019, a Índigo promoveu 13 exibições e atraiu um público de 1.296 pessoas. A sessão acontece no último domingo de cada mês, nas tardes de sábado, sempre às 14h. A entrada é gratuita.

A sessão Sábado à Tarde – Lançado em maio de 2018, a sessão exibe filmes que nunca deixaram o nosso imaginário. Ficção científica, terror, suspense e muitos outros longas do Cinema de Gênero ganham espaço na nossa tela. Em 2019, foram exibidos 33 filmes, com um público de 2.901 pessoas. A sessão acontece durante as tardes de sábado, às 14h. Os ingressos custam R$ 3 (preço único).

Lançado em outubro de 2017, a Sessão Alumiar de cinema acessível, coordenado pelo Cinema da Fundação, atraiu em 2019 um público de mais de 1.684 pessoas entre deficientes visuais, auditivos, físicos e público em geral. Foram realizadas 23 sessões, com a participação de 41 instituições, abrangendo 15 municípios pernambucanos.

Inaugurada em 25 de março de 2018, e Cinemateca Pernambucana atendeu em 2019, quase 3 mil pessoas entre estudantes, pesquisadores e público em geral. Criada como forma de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no estado, visa formular projetos e iniciativas voltados para a preservação ampla do acervo pernambucano e sua ampla difusão. O acervo da cinemateca já conta com a adesão de cinquenta realizadores pernambucanos, com um acervo de mais de 250 filmes. Em 2019, além de onze cursos, promoveu visitas guiadas para 49 instituições de ensino. A Sessão Cinemateca realizou 13 exibições, com debate com diretores/realizadores/professores, atraindo um público de 638 pessoas.

Cinema da Fundação celebra bons resultados em 2019