Semana Especial Oscar 2020

31 de janeiro de 2020

A cerimônia de entrega do mais cobiçado prêmio do cinema mundial acontece no dia 9 de fevereiro. O Cinema da Fundação sai na frente com a programação Especial Oscar 2020, com a exibição de seis longas-metragens que concorrem às estatueta douradas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Entre os seis filmes da programação, três concorrem ao Oscar de Melhor Filme, o prêmio máximo da Academia: O Irlandês (10 indicações), Era Uma Vez em Hollywood (10 indicações) e Parasita (seis indicações, inclusive a de Melhor Filme Internacional).

Os outros três são Dor e Glória (duas indicações), O Farol (uma indicação) e Os Miseráveis (uma indicação). Os Miseráveis também está na corrida do prêmio César (o Oscar Francês), com 10 indicações.

A programação Especial Oscar começa nesta quinta-feira (30/2), com sessões diárias no Cinema da Fundação/Derby e Cinema da Fundação/Museu. Para quem ainda não viu os filmes, essa é chance de assisti-los na tela grande e torcer para que saiam vitoriosos na festa da premiação.

Para dar um gostinho especial à programação, a sessão Sábado à Tarde também é dedicada ao Oscar, com a exibição do clássico setentista Um Estranho no Ninho, de Milos Forman, que ganhou as cinco principais estatuetas douradas na cerimônia de 1976.

Participe dessa festa e venha e comemorar o Oscar 2020 com a gente!!

Os Miseráveis (França, 2019)
Ficção. De Ladj Ly. Com Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Didier Zonga.
Stéphane ingressa no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios onde Victor Hugo escreveu seu famoso romance Les Misérables. Rapidamente o policial descobre as tensões entre as gangues locais.
102 min | 12 anos | Diamond Films
Indicado| Filme Internacional

O Farol (EUA, Canadá, 2019)
Ficção. De Robert Eggers. Com Willem Dafoe e Robert Pattinson.
A história de dois guardas de farol em uma remota e misteriosa ilha da Nova Inglaterra na década de 1890.
110 min | 16 anos | Vitrine Filmes
Indicado| Fotografia

Parasita (Coréia do Sul, 2019)
Ficção. De Bong Joon-ho. Com Kang-ho Song, Sun-kyun Lee, Yeo-jeong Jo.
Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas de inglês à rica família Park.
131 min | 16 anos | Pandora Filmes
Indicado| Filme, Diretor, Roteiro original, Filme Internacional, Montagem, Direção de arte

Dor e Glória (Espanha, 2019)
Ficção. De Pedro Almodóvar. Com Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia.
Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, precisa repensar as escolhas que fez na vida, quando seu passado vem à tona. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 60, o processo de imigração para a Espanha, a sua primeira paixão e como arte sempre esteve presente na sua vida.
112 min | 16 anos | Universal Filmes
Indicado| Ator (Antonio Banderas), Filme Internacional

Era uma Vez em… Hollywood (EUA, 2019)
Ficção. De Quentin Tarantino. Com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie.
No Final da década de 1960, Hollywood começa a se transformar e o astro de TV Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth tentam acompanhar as mudanças.
161 min | 16 anos | Sony
Indicado| Filme, Diretor, Ator – Leonardo DiCaprio, Ator coadjuvante – Brad Pitt, Roteiro original, Fotografia, Figurino, Direção de arte, Mixagem de Som, Edição de som

O Irlandês (EUA, 2019)
Ficção. De Martin Scorsese. Com Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci.
Frankie é um veterano de guerra que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel da máfia. Promovido a líder sindical, torna-se o principal suspeito do desaparecimento de um sindicalista.
209 min | 12 anos | O2 Filmes
Indicado| Filme, Diretor, Ator coadjuvante – Joe Pesci / Al Pacino, Roteiro adaptado, Fotografia, Figurino, Efeitos Visuais, Montagem, Direção de arte

Sábado à Tarde
Um Estranho no Ninho (EUA, 1975)
Ficção. De Milos Forman. Com Jack Nicholson, Louise Fletcher, Will Sampson.
Um prisioneiro simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais.
133 min | 14 anos

Semana Especial Oscar 2020