Confira as sinopses do 11º Festival Varilux do Cinema Francês

13 de novembro de 2020

A partir da próxima quinta, 19 de novembro, o Cinema da Fundação recebe o 11º festival Varilux de Cinema Francês. Serão 17 filmes, entre clássicos, lançamentos e documentários, exibidos ao longo de duas semanas nas nossas salas Derby e Museu. Faça o download da programação completa aqui.

Confira a lista de filmes com as sinopses:

A Boa Esposa (2019)
De Martin Provost . Com Juliette Binoche, Noémie Lvovski, Yolande Moreau, Edouard Baer
Sinopse:​ Paulette Van Der Beck é diretora de uma escola de governança doméstica, que tem a missão de treinar adolescentes para serem donas de casa perfeitas e obedientes aos maridos. Quando os protestos de maio de 1968 começam a tomar a França, ela passa a questionar suas crenças.

A Garota da Pulseira (2020)
De Stéphane Demoustier. Com Melissa Guers, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni
Sinopse:​ Aos 18 anos, Lisa acaba de fazer um exame para ingressar na universidade. Ao mesmo tempo, ela enfrenta a justiça ao lado de seus pais, após ser acusada de ter assassinado sua melhor amiga.

Apagar o Histórico (2020)
De Gustave Kervern, Benoît Delépine. Com Blanche Gardin, Denis Podalydès, Corinne Masiero
Sinopse:​ Ameaças de exposição, problemas com avaliações online e bullying digital. Três vizinhos se descobrem vítimas das novas tecnologias e redes sociais. Juntos, eles decidem declarar guerra aos gigantes da internet.

Belle Epoque (2019)
De Nicolas Bedos  . Com Daniel Auteuil, Guillaume Canet e Doria Tillier
Sinopse: Victor é um sexagenário desiludido com o casamento em crise. Ele conhece Antoine, um empreendedor de sucesso, que o sugere experimentar sua nova empreitada: uma encenação teatral com recriação histórica de qualquer momento do passado. Victor decide então voltar 40 atrás para reviver a semana na qual conheceu o grande amor.

DNA (2020)
De Maïwenn. Com Louis Garrel, Fanny Ardant, Marine Vacth
Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, possui uma profunda ligação com Emir, seu avô argelino. Sustentáculo da família, a morte do idoso desencadeará uma tempestade familiar e crise de identidade em Neige.

Donas da Bola (2020)
De Mohamed Hamidi. Com Kad Merad, Alban Ivanov, Céline Sallette
Sinopse:​ Após se envolver numa briga, uma equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar o clube, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para jogar até o fim do campeonato.

Gagarine (2020)
De Fanny Liatard, Jérémy Trouilh. Com Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven
Sinopse:​ Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência.

Mais que Especiais (2019)
De Eric Toledano e Olivier Nakache. Com Vincent Cassel, Reta Kateb e Hélène Vincent
Sinopse: Há​ 20 anos, Bruno e Malik vivem num mundo à parte, habitado por crianças e adolescentes autistas. Trabalhando cada um em uma instituição diferente, eles se dedicam à formação de jovens vindos de bairros problemáticos para tentar lidar com esses casos.

Meu Primo (2019)
De Jan Kounen. Com Vincent Lindon, François Damiens, Pascale Arbillot
Sinopse:​ Pierre é o executivo à frente de uma grande empresa familiar. Prestes a fechar o negócio do século, ele deve cumprir uma última formalidade: recolher a assinatura de seu primo, Adrien, um sonhador atrapalhado e idealista.

Minhas Férias com Patrick (2020)
De Caroline Vignal. Com Laure Calamy, Benjamin Lavernhe, Olivia Côte
Sinopse:​ Há meses Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando o homem cancela as férias planejadas para viajar com sua esposa e filha, Antoinette resolve ir atrás dele.

Notre Dame (2019)
De Valérie Donzelli. Com Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Bouli Lanners
Sinopse:​ A arquiteta Maud Crayon conquista, acidentalmente, um concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame. Além da inesperada responsabilidade, ela terá que lidar com a sua conturbada vida amorosa, entre um antigo amor e o pai dos seus filhos.

O Capital no Século XXI (2020)
De Justin Pemberton, Thomas Piketty .
Sinopse: Adaptado do livro homônimo de Thomas Piketty. Intercalando referências à cultura pop com intervenções dos mais influentes especialistas da nossa época, o documentário contrapõe a riqueza e o poder ao progresso social e o aumento das desigualdades.

Persona Non Grata (2019)
De Roschdy Zem. Com Raphaël Personnaz, Nicolas Duvauchelle, Roschdy Zem
Sinopse:​ José e Maxime são amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Diante da necessidade de defender seus interesses, eles tomam uma decisão radical. Um segredo sombrio passa a unir o destino dos dois, até a chegada de uma terceira pessoa em suas vidas.

Slalom (2020)
De Charlène Favier. Com Noée Abita, Jérémie Renier, Catherine  Marchal
Sinopse:​ Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão e treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Ao passar do tempo, a relação entre os dois começa a se complicar.

Sou Francês e Preto (2020)
De Jean-Pascal Zadi e John Wax. Com Jean-Pascal Zadi, Fary, Caroline Anglade
Sinopse: JP, um ator de 40 anos, decide organizar o primeiro grande protesto pela causa negra na França. No entanto, seus encontros atrapalhados com personalidades influentes da comunidade e o apoio entusiasta de Fary, o fazem hesitar entre o desejo de estar à frente dos palcos e seu engajamento enquanto militante.

Verão de 85 (2020)
De François Ozon. Com Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge
Sinopse:​ No seu aniversário de 16 anos, Alexis é heroicamente salvo da morte por David, de 18 anos, depois do seu barco afundar na costa da Normandia. As férias de verão estão apenas começando e Alexis acaba de conhecer o amigo dos seus sonhos.

Acossado (1960)
De Jean-Luc Godard. Com Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger
Sinopse:​ Michel Poiccard é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart. Numa fuga para Paris, ele se apaixona por uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées.

Confira as sinopses do 11º Festival Varilux do Cinema Francês