Cinema da Fundação reabre com três salas em 2022

06 de janeiro de 2022

O Cinema da Fundação reabre as portas a partir desta quinta-feira (06), pela primeira vez operando suas três salas simultaneamente: no Derby, no Museu, em Casa Forte, e no Porto Digital, recém inaugurada. Em janeiro, a programação contará com 12 filmes, incluindo seis estreias e três clássicos.

Uma das grandes novidades, o Cinema da Fundação/Porto passa a receber sessões regulares, de terça a domingo. Serão exibidos os filmes Marighella, estreia do ator Wagner Moura como diretor, Roda do Destino, do japonês Ryusuke Hamaguchi, além de A Noite do Fogo, dirigido pela mexicana Tatiana Huezo, com coprodução da produtora pernambucana Desvia. O longa-metragem teve sua edição de som concluída no Porto Digital, tendo recebido uma Menção Especial no Festival de Cannes e o Prêmio de Melhor Desenho de Som pela La Semaine Du Son.

Outra boa notícia é o lançamento de mais uma sessão especial de clássicos, a Domingo no Porto. Com entradas custando R$5 (preço único), será exibido o filme Carlitos em Desfile (1959), reunindo três médias-metragens de Charles Chaplin.

Localizada no Edifício Vasco Rodrigues, na Avenida Cais do Apolo, nº 222, no 16º andar, a nova sala foi aberta em 19 de dezembro do ano passado, com uma sessão especial de A Viagem de Pedro, da cineasta Laís Bodanzky. O espaço de 511 metros quadrados conta com 138 lugares preparados para acolher o público em geral, além de outros quatro espaços acessíveis e reservados a cadeirantes. Os ingressos do Cinema da Fundação/Porto podem ser adquiridos online através da plataforma Sympla.

A sala do Museu, localizada em Casa Forte, também terá seu aguardado retorno ao público. A programação traz os filmes Yalda – Uma Noite de Perdão, do iraniano Massoud Bakhshi, o drama político Azor, do argentino Andreas Fontana, e o elogiado Ataque dos Cães, western da neozelandesa  Jane Campion. O Sempre aos Domingos, tradicional sessão matinal de clássicos, é com o musical Amor, Sublime Amor (1961), Robert Wise e Jerome Robbins, vencedor de dez estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

Na sala Derby, serão quatro estreias: o japonês Roda do Destino, premiado no Festival de Berlim, o alemão Undine, de Christian Petzold e o sucesso da Netflix Não Olhe para Cima!, de Adam McKay, além da animação Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, de César Cabral, inspirada nos quadrinhos do cartunista Angelis. E ainda tem o Sábado à Tarde, com o clássico Conquista Sangrenta (1985), um dos primeiros filmes dirigidos pelo cineasta holandês Paul Verhoeven.

O Cinema da Fundação funciona de terça a domingo, com os ingressos da sala Derby e Museu só podendo ser adquiridos presencialmente a partir de 1h antes das sessões. Na sala do Porto Digital, as vendas acontecem online, através da plataforma Sympla, e presencial com retirada na bilheteria.

Cinema da Fundação reabre com três salas em 2022