Sessão Índigo do Cinema da Fundação recebeu crianças e adultos do projeto Ritmo do Coração
Ver um filme pela primeira vez em uma tela de cinema é uma das experiências proporcionadas pelas sessões acessíveis, voltadas para pessoas com necessidades específicas, realizadas pelo Cinema da Fundação. Nesse sábado (16), a Sala do Porto recebeu crianças, jovens e adultos atendidos pelo projeto Ritmo do Coração, que atua na comunidade Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, e moradores da comunidade do Pilar, no bairro do Recife.
Em mais uma edição da Sessão Índigo, que conta com a sala iluminada e o volume do som reduzido, o público conferiu, gratuitamente, a exibição da animação espanhola “As Aventuras de Tadeo”. A Sessão Índigo é voltada para para crianças com Síndrome de Down, TDHA e autismo,
“A receptividade do público foi muito boa. As crianças com TDHA, que estavam participando da sessão, puderam explorar a sala para se sentirem mais seguras. Além da iluminação, o volume do som mais baixo, acolhe melhor as crianças que possuem essas questões sensoriais”, comentou Túlio Rodrigues, chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação.
O filme escolhido para a Sessão Índigo deste mês de férias, contou a história de Tadeo, que sonha em se tornar um explorador. Quando ele é confundido inesperadamente com um arqueólogo, acaba indo parar em uma expedição no Peru, onde descobre uma organização criminosa prestes a saquear uma cidade inca. Lembrando que as sessões acessíveis também são abertas para o público geral.
Projeto
O projeto Ritmo do Coração oferece uma série de atividades para crianças da comunidade Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, no Recife. São aulas de idiomas, esportes, audiovisual, sustentabilidade e Libras, com objetivo de trabalhar a inclusão e integração dessas crianças. Eles também oferecem aulas de dança e música para adultos.