Mostra de Filmes coreanos invade a tela do Cinema da Fundação

12 de setembro de 2022

Há cerca de duas décadas, desde a virada do milênio, que a indústria cultural sul-coreana vem se estabelecendo como uma das mais efervescentes do mundo. Prova disso é o enorme sucesso dos idols do K-Pop na música, Round 6 fazendo história como a série mais assistida da Netflix de todos os tempos e o filme Parasita de Bong Joon Ho, levando a Palma de Ouro do Festival de Cannes e seis estatuetas do Oscar para casa.

Numa parceria com a embaixada da Coreia do Sul, o Cinema da Fundação traz uma mostra exclusiva com 9 filmes coreanos, que acontece entre os dias 23 e 25 deste mês, na sala Derby. Os ingressos para a mostra serão distribuídos gratuitamente pelo site Eventbrite a partir de 72 antes de cada sessão do evento e na bilheteria local do cinema.

“Recentemente, conteúdos coreanos têm ganhado grande fama no Brasil, aumentando o interesse dos brasileiros sobre a cultura coreana. Assim, a Embaixada da República da Coreia, com o intuito de proporcionar a oportunidade de o povo brasileiro ter contato com uma diversidade de filmes coreanos, resolveu promover a  Mostra de Cinema Coreano em Pernambuco”, explica Yu Hyun Kim, diplomata e Terceira Secretária da Embaixada da Coreia do sul no Brasil.

Desde o começo dos anos 2000 que a produção cinematográfica coreana bate ponto na  programação do Cinema da Fundação. Foi nas salas Derby e Museu que os cinéfilos pernambucanos puderam assistir a filmes como Old Boy, O Hospedeiro, Em Chamas e Na Praia à Noite Sozinha, só para citar alguns dos cineastas Park Chan-wook, Bong Joon Ho,

Lee Chang-dong e Hong Sang-soo. Diversos gêneros cinematográficos compõem  a seleção de filmes a serem exibidos no evento, dando ao público uma oportunidade única de conhecer sobre a pluralidade e peculiaridades do cinema produzido no país asiático.

“A cinematografia sul-coreana está bem estabelecida com o surgimento de grandes autores, muitos deles consagrados em festivais mundiais. O interessante dessa mostra é a oportunidade que teremos em conhecer um pouco mais sobre a produção sul-coreana, que rivaliza de igual para igual com cinema hollywoodiano, a partir do trabalho de diretores que dificilmente chegarão ao circuito comercial”, analisa o jornalista Ernesto Barros, coordenador do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana. A maior parte dos filmes, informa o coordenador, foi realizada na década passada, quando o cinema coreano estava conquistando o mundo.

Sinopses e fichas técnicas dos filmes

1. Linha de Frente (2013)

Gênero: Guerra, Épico

Duração: 133 minutos

Direção: Jang Hoon

Perto do final da Guerra da Coréia (1951), um cessar-fogo é ordenado, mas na fronteira leste das colinas de Aerok, uma batalha intensa prossegue. Uma corrida para dominar um ponto estratégico e determinar uma nova fronteira entre as duas Coréias é o prêmio final.

2. Kundo: Era Fora de Controle (2014)

Gênero: Ação/Histórico

Duração: 135 minutos

Direção: Jong-bin Yun Yoon Jong-Bin

É 1859, e acontece os últimos dias da dinastia Joseon, em meio a ganância que traz pobreza e morte. Um grupo de criminosos se revela contra a tirania, roubando dos ricos para dar aos pobres.

3. Meu amor, Minha Noiva (2014)

Gênero: Comédia Romântica

Direção: Lim Chan-sang

Duração: 111 minutos

Young Min e Mi Young são um jovem casal que se conheceu, se apaixonou e namorou durante toda a faculdade. Eles se casam depois da faculdade, e tudo parece ótimo por um tempo. Mas depois que a fase de lua de mel termina, eles começam a discutir seus desafios cotidianos como um casal.

5. Tudo sobre minha esposa (2012)

Gênero: Comédia/Romance

Direção: : Min Kyu Dong

Duração: 121 minutos

Doo Hyun e Jung In estão casados há alguns anos, eles se conheceram durante um terremoto e logo se apaixonaram. No entanto, com o tempo o casamento foi se desgastando, e o marido, desesperado, deseja a separação, mas não tem coragem de enfrentar a esposa para isso. Sendo assim, ele tem a “brilhante” ideia de contratar um paquerador profissional para que sua parceira se apaixone pelo novo homem e peça o divórcio.

6. Os Ladrões (2012)

Gênero: Ação/ Drama

Direção: Choi Dong-hun

Duração: 136 minutos

Um grupo de ladrões planeja o roubo perfeito: viajar para Macau e roubar um valioso diamante chamado Lágrima do Sol. Mas como não há honra entre vigaristas, cada um dos envolvidos organiza seu próprio plano.

7. Luck-Key (2016)

Gênero: Ação/ Comédia

Direção: :Kae-Byeok Lee.

Duração: 124 minutos

Uma comédia reversa que conta a história de um assassino perfeccionista que cai e bate com a cabeça na sauna, causando-lhe amnésia. Quando um ator deprimido troca as chaves do armário com ele, eles trocam de vida até que o assassino, que logo se torna um herói de ação na TV, começa a se lembrar das coisas.

8. Secretamente, grandemente (2013)

Gênero Crime, Drama

Direção: Jang Chul-soo

Duração:124 minutos

Um grupo de espiões chamado Tropa 5446 foi treinado pelas forças especiais de elite norte-coreanas desde a juventude, ostensivamente em direção ao alto objetivo de unificar a Coréia. Eles são ambiciosamente enviados para a Coréia do Sul, onde cada um se disfarça – de tolo, um aspirante a cantor e um estudante do ensino médio

9. O Túnel (2020)

Gênero:Thriller, Drama

Direção:Kim Seong-hun

Duração:126 minutos

Jung-su é um vendedor de carros. Certo dia, ele sai de seu trabalho procurando dirigir o mais rapidamente possível para casa, tentando chegar a tempo de comemorar seu aniversário com sua família. No entanto, algo bizarro e inesperado impede a conclusão de sua jornada: um túnel despenca, deixando-o preso nos escombros.

Mostra de Filmes coreanos invade a tela do Cinema da Fundação