Fundaj recebe mostra “A Cinemateca é Brasileira” com exposição e exibições de filmes gratuitos no Cinema da Fundação
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) recebe, a partir desta sexta-feira (13), a mostra “A CINEMATECA É BRASILEIRA” promovida pela Cinemateca Brasileira, com exposição e exibições gratuitas no Cinema da Fundação.
O projeto busca privilegiar, valorizar e difundir a sétima arte produzida em território nacional, com programação itinerante, uma seleção de filmes importantes do cinema nacional, exposição e ações educativas, que estão sendo levadas a 12 cidades brasileiras.
No Cinema da Fundação serão exibidos 18 filmes e as atividades acontecem de forma gratuita entre os dias 13 e 25 de outubro, nas salas Museu e Derby.
“Essa mostra é um verdadeiro tesouro, não apenas para cinéfilos, mas para qualquer pessoa que quer conhecer um pouco do Brasil nesse último século. Temos filmes de várias décadas desde o início do século passado e eles são retratos muito significativos de cada um desses períodos”, pontuou o coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim.
Para a seleção dos filmes que integram a mostra, a curadoria pensou sobre como, ao longo dos mais de 120 anos de história, o cinema brasileiro perpassa diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas de forma rica e complexa.
“Para além dos medalhões, dos filmes conhecidos, queridos e celebrados por todo mundo, como Central do Brasil, Cidade de Deus e Bacurau, temos algumas peças realmente raras, que provavelmente nunca foram vistas numa sala de cinema por muitas gerações, como, por exemplo, São Paulo A Sinfonia da Metrópole, Ilha das Flores ou Cinco Vezes Favela, que é um filme importantíssimo, produzido no início do Cinema Novo. E teremos outros filmes que são eternamente celebrados e prazerosos de se ver numa tela de cinema, é uma diversidade ampla, é uma mostra que vai agradar todo tipo de espectador”, concluiu o coordenador do Cinema da Fundação.
Desde 1998, o Cinema da Fundação se propõe a privilegiar as produções nacionais. Nessa época, as exibidoras tinham uma cota para as projeções brasileiras e o espaço sempre ultrapassou essas restrições.
Exposição
Além das exibições, a Fundaj abre ao público a exposição homônima “A Cinemateca é Brasileira”, que conta com curadoria da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca.
A exposição, que também é gratuita, ficará aberta ao público entre 13 e 29 de outubro, na Galeria Vicente do Rêgo Monteiro, na Galeria Vicente do Rêgo Monteiro, Campus Ulysses Pernambucano, da Fundaj, no Derby.
O público poderá conferir os mais de 70 anos de história da Cinemateca, com uma linha do tempo construída por meio de imagens – documentos, fotografias, cartazes e frames de filmes, além de recursos de realidade aumentada. O projeto expográfico é assinado por Renato Theobaldo.
A exposição é um verdadeiro convite à imersão nas camadas da trajetória da Cinemateca Brasileira, que se misturam aos feitos e às agruras do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, evocam os avanços e retrocessos do país.
Especialmente na exposição em Recife, serão também expostas câmeras 16mm que pertencem ao acervo da Cinemateca Jota Soares da Fundação Joaquim Nabuco.