Cinema da Fundação recebe o Festival Janela de Cinema, nesta terça-feira (7)

16 de novembro de 2023

Uma janela para o cinema independente internacional em Pernambuco. Esta foi a motivação dos diretores artísticos Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux ao realizarem, em 2008, o Janela Internacional de Cinema do Recife, festival anual que abriu portas para realizadores brasileiros e estrangeiros, e novos horizontes para gerações de pernambucanos amantes do cinema. Em sua XIV edição, o Janela contará com exibições no Cinema da Fundação, nas salas Derby e Porto, entre os dias 7 a 12 de novembro.

A programação do festival é recheada de longas e curtas, entre nacionais e internacionais, que serão exibidos nas mostras não competitivas de Clássicos, Lançamentos e Sessões Especiais num total de 60 títulos em cerca de 50 exibições. Uma novidade este ano são as apresentações artísticas ao vivo, performances de grandes Divas do Lipsync recifense, como Sharlene Esse, Odilex e Raquel Simpson que abrirão algumas sessões surpresas de filmes. As performances vêm para dar continuidade ao legado dos nossos cineteatros, locais em que as artes performáticas e o cinema sempre andaram juntas.

Com equipe curatorial formada por  Felipe André Silva, Lorenna Rocha, Pedro Azevedo Moreira e Rita Vênus, com consultoria artística de Luís Fernando Moura, a XIV edição do Janela Internacional de Cinema do Recife tem sua abertura na sala Derby nesta terça-feira, 7 de novembro, às 19h, com a exibição de “O auge do humano 3”, primeiro longa do argentino Eduardo Williams, que exibe um novo capítulo de sua contínua exploração das múltiplas dimensões do que é ser jovem na contemporaneidade.

Além do filme sobre o grupo com jovens do Sri Lanka, Taiwan e Peru, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, que em 2023 completa 10 anos de lançado, será exibido e é destaque na Mostra Clássicos, junto com Os Homens que eu Tive (1973), de Tereza Trautman, diretora que participará da sessão especial do filme considerado o primeiro longa brasileiro ficcional dirigido por uma mulher e que teve sua temporada de exibição interrompida pela ditadura militar. Em outra comemoração, o Coletivo Surto & Deslumbramento, que faz aniversário de 10 anos, ganha Sessão Especial dos curtas Mama, Primavera, Estudo em Vermelho e Casa Forte.

O XIV Janela Internacional de Cinema do Recife é uma realização da Cinemascópio, com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e do Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife. Além das salas Derby e Porto do Cinema da Fundação, a programação estará em cartaz no Cinema da UFPE, na Cidade Universitária, e no Teatro do Parque, na Boa Vista, com ingressos antecipados vendidos nas bilheterias antes de cada sessão, sujeito à capacidade da sala. Os ingressos serão vendidos por R$ 10 e R$ 5 (meia). As sessões no Cinema da UFPE são gratuitas.

Confira a programação do Janela no Cinema da Fundação:

Terça-feira (7)

14h40 – LABORATÓRIOS DO JANELA: EM FOCO: Cardume

17h – ESPECIAL CURTAS 1 – 61′

18h30 – ESPECIAL CURTAS 2 – 81′

19h30 – ESPECIAL: O Auge do Humano 3 120′

Cinema do Porto

16h – ESPECIAL: Puan – 109′

18h – ESPECIAL: Os Colonos – 97′

20h – ESPECIAL: Al borde del água – A LOS LIBROS Y A LAS MUJERES CANTO – 90′

Quarta-feira (8)

15h – ESPECIAL CURTAS 3 – 84′