Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) se unem para promoção do festival CineBRPorto

03 de novembro de 2023

compromisso com a promoção da cultura brasileira e o estímulo ao intercâmbio entre instituições focadas na democratização do conhecimento são alguns dos objetivos da articulação entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) no desenvolvimento do CineBRPorto. A mostra de cinema,  que acontecerá de 17 a 19 de novembro de 2023 na sede do Instituto Pernambuco-Porto Brasil, em Portugal, levará o cinema pernambucano às terras lusitanas com a exibição de 11 filmes – seis longas-metragens e cinco curtas renomados e premiados no Brasil e exterior.

A mostra de cinema foi idealizada pelas duas instituições, com o objetivo de divulgar a produção cinematográfica do Brasil, por meio de um intercâmbio cultural focado na educação ao público estrangeiro sobre questões sociais e culturais do país, fomentando a cooperação cinematográfica internacional e fortalecendo as relações diplomáticas entre os dois países. “Em fevereiro de 2023 teve início a conversação com a presidência do Instituto Porto para a promoção de diversas iniciativas conjuntas no campo da cultura, arte e educação”, observa a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar.

“A Fundaj, vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e comprometida com as questões sociais e de interdisciplinaridade, se integra ao evento por meio da sua Coordenação de Cinema, braço responsável pela produção do projeto junto ao Instituto. “Somos duas nações gigantes quando falamos de diversidade e expressões artísticas, e a cinematografia é uma linda e grande parte disso. A parceria com a Fundaj para a recepção desta mostra de cinema, a primeira a ser realizada em nossa casa, é mais um bloco para a construção deste sonho que o Instituto Pernambuco-Porto, que abraça a missão da valorização da lusofonia e de nossos povos com a promoção da integração entre Brasil, Portugal”, afirma o presidente do Instituto Pernambuco-Porto Brasil, Zeferino Ferreira da Costa.

O impulso à indústria cinematográfica brasileira, com destaque para a inovação e a diversidade na produção do audiovisual nacional, será realizado por meio de uma extensa programação gratuita ao longo dos três dias da mostra. Em sua primeira edição, o CineBRPorto apresentará filmes do acervo da Cinemateca Jota Soares como “O Mundo é uma Cabeça” (2004), documentário bem-humorado dirigido por Bidu Queiroz sobre o movimento musical pernambucano Manguebeat.

“Não é simples resolver a centenária e vitoriosa história do cinema feito em Pernambuco em uma mostra de dez filmes mas, ao pensar nessa mostra, decidimos propor uma ideia de contemporaneidade, sem esquecer nossa tradição cultural, por meio uma filmografia recente que dá conta muito bem deste dois campos. Daí a combinação de títulos como “Amarelo Manga” e “Cachaça” representando a ambientação e o comportamento popular do centro do Recife; “O Som ao Redor” problematizando nos dias de hoje questões caras a Gilberto Freyre no que concerne à cultura da Casa Grande e Senzala; “Amigos de Risco” e “Mens Sana in Corpore Sana” destacando a inventividade de uma nova geração para mostrar o Recife como o Recife é, em suas possibilidades dentro do gênero fantástico; “Amor, plástico e barulho”, dando rosto a uma muito forte identidade musical do Estado; e “Azougue Nazaré” e “Quebra Panela” nos encantando com toda uma beleza cultural própria da Zona da Mata e do interior do Estado de Pernambuco; e sem esquecer, claro, do marco da retomada do cinema pernambucano, “O Baile Perfumado””, detalha o coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim. A entrada ao público é gratuita, sendo controlada por meio da retirada de bilhetes online, prezando pela segurança e lotação da sala de exibição da cidade portuguesa.

Conexão histórica e cultural

Os laços de irmandade que unem o Recife à sua cidade-irmã Porto, em Portugal, estendem-se para além das atividades de cooperação nas áreas sociais, educacionais e econômicas. O acordo de geminação entre as duas regiões encontra nos seus respectivos meios cinematográficos um ponto de confluência regado por arte e pioneirismo. Se Pernambuco viveu no início da década de 1920 um movimento que marcou o cinema local e nacional, a partir das várias produções de cinema mudo no “Ciclo do Recife”, a vanguarda no Porto também fez histórias — o local foi palco de inúmeros acontecimentos culturais marcantes, sendo o primeiro filme da história do cinema português, a obra “Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança”, de Aurélio da Paz dos Reis, filmado em 1896 pela Invicta Film, cuja sede ficava na cidade de Porto. A produtora  se destacou nos anos vinte com um número significativo de filmes relevantes para a história do cinema em Portugal.

Sobre o Instituto Pernambuco-Porto

O Instituto Pernambuco-Porto é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1996, que tem como missão incentivar o progresso e a valorização dos povos do Brasil – e, por extensão, dos países da CPLP – através da estreita cooperação com Portugal, em particular pela via do intercâmbio e promoção das artes e das culturas.