Cinema da Fundação recebe funcionário da Fundaj que nunca havia ido ao cinema

20 de setembro de 2023

cinema é formado pela conexão de pessoas. Pelos encontros nos corredores, pela identificação com o que é exibido nas telonas, pela partilha de sentimentos em um mesmo espaço. No Cinema da Fundação, equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), as salas de exibição são também uma forma de se conectar com a cidade e com a arte pernambucana. Gustavo Bernardo da Silva, 34 anos, descobriu a telona  por meio do Cinema da Fundação.

Funcionário no setor de serviços gerais  da Fundaj há seis meses, Gustavo assistiu seu primeiro filme em uma sala de exibição na Sala Derby, campus Ulysses Pernambucano, onde trabalha. A estreia foi com o longa-metragem sul-coreano Oldboy (2003), dirigido por Park Chan-wook. “Tinha vontade de ir ao cinema, mas tinha medo de que fosse ruim. Então, assistia aos filmes em casa. Sempre gostei de filmes”, contou Gustavo Bernardo. A ida à sala de cinema Derby foi com sua companheira Amanda Regina.

O coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim, destacou que “uma das funções do Cinema da Fundação é tornar o espaço acessível em todos os aspectos, independente da formação cultural que cada um carrega consigo. O que queremos é que ele seja um espaço de crescimento pela arte dessa expressão audiovisual, de maneira indiscriminada, para todos”. Ao fim da sessão, Gustavo contou que gostou da experiência de assistir a um filme no cinema. Animado, celebrou a programação da noite e falou que pretende ir às exibições mais vezes com sua companheira.

Cinema da Fundação recebe funcionário da Fundaj que nunca havia ido ao cinema