



O Projeto Alumiar de Cinema Acessível oferece um espaço de inclusão social e cultural para as pessoas com deficiências sensoriais, o que faz do Cinema da Fundação o primeiro do Brasil a tornar acessíveis e exibir na sua programação regular filmes nacionais com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
Numa parceria entre a Fundaj/TV Escola/MEC, o projeto foi lançado em 2017, e tornou 21 longas-metragens brasileiros acessíveis, selecionados mediante uma curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística da obra. Nos últimos anos, o projeto já realizou mais de 100 sessões acessíveis e já registrou a presença de mais de 8 mil pessoas.
Maquete tátil: Para facilitar o reconhecimento dos espaços do Cinema do Derby e do Museu, foram construídas duas maquetes táteis que representam, em detalhes, o conjunto de ambientes mobiliados que compõem os cinemas, como a tela de projeção e palco, sala de exibição, poltronas, cabine de projeção, áreas de circulação e entrada. As maquetes estão expostas nas entradas dos cinemas e foram confeccionadas na escala de 1/25, com dimensões de 0,50 x 1,15m. Todos os elementos representados respeitam suas características originais como cores, texturas e formas. As legendas de orientação e descrição das maquetes estão acompanhadas de caracteres braille.
A Sessão Alumiar é gratuita.
Para contato ou agendamentos de grupos, enviar e-mail para: [email protected]